Aconteceu assim, meio de repente. Cá estava eu, fazendo um misto de faxina com arrumação em minha estante de livros, quando decidi que a atividade seria mais divertida com uma boa música como trilha sonora. Depois, parei para observar e sentir o clima do dia (porque sim, eu escolho o que vou escutar de acordo com o meu humor e o clima), e aí, não teve outra: The Beatles, uma de minhas bandas preferidas de todos os tempos - na verdade, até eu conhecer o Pink Floyd, os caras de Liverpool eram os meus grandes amores musicais, aí, conheci os lunáticos e a disputa ficou acirrada.

De qualquer forma, o fato é que John, Paul, George e Ringo fazem parte da minha vida desde antes de eu nascer. Acontece que papai, em um belo dia entre as décadas de 1960 e 1970, escutou a música Michelle e decidiu que se um dia tivesse uma filha ela seria batizada com esse nome francês. Quem era a dita cuja na composição de Lennon/McCartney, eu não faço a menor ideia, porém seria legal saber. Vai que ela era uma mulher muito horrível que partiu o coração de um dos dois? Sei lá. Se alguém souber, por favor, me diga, ok?

Agora, depois de toda essa enrolação, lhes informo que o objetivo principal deste post - que só é anunciado no terceiro parágrafo - é listar aqui as minhas cinco canções preferidas daquela que é hoje considerada a banda mais aclamada da história da música popular. Tarefa árdua, preciso dizer, já que é simplesmente impossível escolher apenas cinco dentre todas as maravilhosas composições dos Beatles. Vejam bem, estamos falando da maior banda de todos os tempos. 

Enfim, vamos à lista! E que fique claro que se já é impossível escolher cinco, mais complicado ainda é escolher qual dentre essas cinco é a melhor de todas. Logo, irei apresentá-las por ordem de lançamento, ok? Ready, set, go!

***

In My Life (Rubber Soul, 1965)
Já ouviram dizer que quando alguém já está bem velhinho, nos últimos anos de vida, começa a pensar no que fez em seus anos de juventude e a se arrepender - ou não! - de seus feitos? Então, é isso que eu sinto (?) quando escuto In My Life. Não que eu saiba o que é chegar ao fim da vida e começar a pensar no que deixei para trás, porque, obviamente, não sei. A sensação é de nostalgia e também de tristeza. Apesar de ser assinada como uma composição Lennon/McCartney, essa música é, na verdade, uma obra de John Lennon - a.k.a. meu Beatle preferido. ♥

Strawberry Fields Forever (Magical Mystery Tour, 1967)
"Living is easy with eyes closed, misunderstandig all you see. It's getting hard to be someone, but it all works out, it doesn't matter much to me" e com essa Strawberry Fields Forever me ganhou de vez! Te amo, John Lennon e obrigada por taking me down to strawberry fields, where nothing is real and there's nothing to get hung about. ♥

While My Guitar Gently Weeps (White Album, 1968)
Composição de George Harrison (que também faz os vocais), While My Guitar Gently Weeps é uma música que me deixa melancólica. Mas não é uma melancolia ruim, é algo inexplicável. Rolou uma forte identificação com a frase "with every mistake we must surely be learning" e a participação de Eric Clapton fazendo o solo de guitarra é algo quase transcendental. ♥

Here Comes The Sun (Abbey Road, 1969)
Daí que a sua vida está toda errada: a faculdade só te estressa, o relacionamento com o boy tá indo por rio abaixo, seu cabelo vive a lógica bed hair day e, por motivos de "sempre pode piorar", está chovendo. No meio disso tudo, você olha pela janela do seu quarto é vê um sol tímido surgindo, deixando seus raios brilharem e tudo fica mais bonito e colorido. Quem nunca? É por isso que eu adoro essa composição, também de autoria de George Harrison. ♥

Let It Be (Let It Be, 1970) 
Quando tinha 9 anos, essa era a minha música preferida dos Beatles. Quando a gente viajava, sempre pedia para meu pai colocar essa música para tocar no rádio. Na época, o que me encantava era a melodia e a voz de Paul (compositor). Anos mais tarde, depois de aprender a falar em inlês, é que fui saber do que Let it Be tratava e, aí, foi impossível não amar mais. Sua vida tá um caos e você não sabe o que fazer para resolver? Let it be. Simples assim. Essa música me faz pensar que, por pior que as coisas estejam, elas um dia podem melhorar; e o que temos que fazer é ter calma e deixar estar. Ah, e o fato de ela fazer parte do último álbum dos Beatles - lançado depois de a banda já ter se separado - lhe confere um ar de despedida. É um tanto triste, mas bem bonito. ♥


22 Comentários

  1. Você é uma super fã. Dá pra ver.
    Eu gosto de Let it be.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. amo , e é minha banda predileta!
    eu tenho ''let it be'' tatuado no braço. Não é do beatles mas e do paul *-*

    Grande beijo
    umanoitemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nicole

    Então, apesar de ser uma composição de Paul McCartney, a música Let It Be foi lançada no álbum de mesmo nome, como um trabalho não finalizado dos Beatles, em 1970. Dessa forma, a música faz sim parte do repertório dos Beatles. É o mesmo que acontece com as composições do John que acabaram creditadas como Lennon/McCartney e, consequentemente, dos Beatles.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Michas, eu simplesmente amo os Beatles. Meu garotinhos favoritos de todas as eras. É tão difícil ter que escolher apenas um deles como "xodó". Mas o que eu mais me identifico também é o Lennon.
    Por uma série de motivos que se eu começar a falar aqui, nunca mais paro!

    Entendo como é difícil ter também que escolher apenas algumas músicas como favoritas, já que cada álbum tem uma história e cada música um sentimento.
    As músicas que mais gosto são: Let it be, Because, Eleanor rigby e Across the Universe.

    Xoxo, Cora

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu top 5 dos Beatles, sou super fã deles, apesar de não ter um preferido.
    Minhas músicas preferidas são Help! e Blackbird , mas gosto de várias!
    Beijos

    Maria Luiza
    http://whaticantsee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Michas,

    que bela seleção, também adoro os Beatles e o meu sonho é assistir ao show de Paul Mc Cartney.
    Ontem copiei as perguntas para fazer um post sobre a tag e depois de ouvir suas respotas me esqueci de comentar. Obrigada por me indicar.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, Michas! Legal não só saber as músicas dos Beatles que você mais gosta, mas também saber a história por trás do seu nome! hehe As músicas dos Beatles que eu mais gosto são:

    1) Golden Slumbers/Carry that Weight (conto como uma só porque citar só uma seria incompleto...hehe)
    2) Strawberry Fields Forever
    3) Something
    4) A Day In the Life
    5) Happiness Is A Warm Gun.

    Como você disse, muito difícil escolher só cinco! Os Beatles eram a banda favorita da minha mãe e eu cresci ouvindo os álbuns, tenho sempre uma lembrança muito boa quando escuto... Meu álbum favorito é Abbey Road e meu Beatle preferido é o mesmo da minha mãe: John Lennon. Qual o seu álbum e Beatle favorito?

    ResponderExcluir
  8. Oi Michas!

    Super legal saber que seu nome foi escolhido por causa de uma música dos Beatles! :D

    Eu tb gosto muito da banda, mas curto mais o início da carreira deles, em especial o álbum Please Please Me!

    Amo Here Comes The Sun, acho uma música muito inspiradora!

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  9. Gosto tanto dos Beatles! Não tem como não gostar, né? Sua seleção é uma delícia, adorei as escolhas!

    ResponderExcluir
  10. São incríveis. Não tenho o hábito de ouvir, mas admiro bastante o tanto que eles contribuíram para a música mundial!

    http://www.wikirio.com.br/Blocos_do_Carnaval_2013_na_cidade_do_Rio_de_Janeiro

    ResponderExcluir
  11. Amei o post, não tem como não gostar de Beatles, e muito menos não se emocionar ouvindo esse top five.

    Beijos

    http://tendencia-adolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. adorei, tem algumas que eu não conheço mas vou ouvir

    ResponderExcluir
  13. Que seleção maravilhosa de canções dos Beatles <3
    Fiquei até nostálgica hahaha

    Xx

    www.thequeenland.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adoro quando faz posts sobre seu gosto musical. Bem, adorei ser indicada para responder aquela tag, muito obrigada e logo mais estarei respondendo ela (te mando o link). :3

    ResponderExcluir
  15. Ahh Beatles...
    Tem como não gostar? Por mais louco que pareça, cantarolo Strawberry Fields Forever todos os dias, ou Lucy in the Sky ♥

    Beijocas =)

    ResponderExcluir
  16. Ma belle, a história por trás da música Michelle (uma das minhas favoritas, aliás) não é das mais interessantes e achava que você sabia porque Lele já tinha me contado que teu nome era por causa dela. Talvez eu seja meio obcecada pelos Beatles (já fui bem mais) e li sobre ela em uma biografia do Paul.
    A melodia é de uma música que um francês tocava nas festas na época que eles ainda estudavam em Liverpool e o Paul tocava ela pra azarar as garotinhas, a França era o hype da época.
    Depois de um tempo, ele resolveu escrever uma letra pra música e colocou palavras francesas na composição. Pediu ajuda da esposa do amigo que apresentou ele ao John, que era professora de francês e foi ela que sugeriu o famoso "Michelle, ma belle" :)
    Adorei sua seleção!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Becky,

      Já tinha lido diversas teorias sobre a tal Michelle - uma delas inclusive, dizia que era uma prostituta, acredita? - aí, meio que fiquei sem saber o que era mesmo! Mas a sua explicação foi bastante esclarecedora! Pelo menos a Michelle não era ninguém, ahahha!!

      Beijos,

      Michas

      Excluir
  17. Michas,

    Não sei porque, mas esse post me emocionou. Sério mesmo, eu to chorando aqui. Acho que eu tinha esquecido o que era ouvir Beatles. E agora eu sei de novo: é maravilhoso, é emocionante! Acho que eles traduzem os meus sentimentos, que no momento estão muito "Let It Be", sabe? Desapegar dos pensamentos, dos antigos momentos e viver o agora. Isso é muito importante pra mim!

    São lindas todas essas músicas. Let it Be e In My Life me deixam totalmente filosófica. Sempre penso sobre a minha vida e os momentos que eu passei, mesmo ainda não sendo uma pessoa de idade avançada.

    Beijos,

    Mari

    http://www.caixadamari.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Michas *-* conhecendo seu blog e já de primeira com um post dos Beatles que por sinal eu amei, gostei do top 5, todas as músicas são boas (:
    Acho que meus beatles favoritos são Paul e George, apesar de ter tipo uma queda enorme na minha pré adolescência pelo Ringo haha.
    Sabe quando vc citou "Michelle"? Cheguei a fazer um post sobre a banda tb no meu bloguinho, e descobrí sem querer uma história linda de uma amiga, exatamente sobre a música e sobre a relação que ela teve com o pai s2

    Se quiser dar uma olhada http://meudinotavio.blogspot.com.br/2013/01/adicione-beatles-em-seu-coracao.html

    bjs!

    ResponderExcluir
  19. The Beatles = Londres é o que há <3

    http://evanaandrieli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir