Sabe quando a sequência de leituras se torna cansativa, nada cativante e você sente uma vontade desesperadora de voltar à sua "zona de conforto"? Pois então, a minha "zona de conforto" sempre foi marcada por livros de aventuras juvenis, protagonizadas por uma galerinha do barulho que apronta altas confusões - sim, eu roubei esses termos da chamada da Sessão da Tarde and I regret nothing. A verdade é que eu ADORO histórias que envolvem mistério, aventuras e crianças/pré-adolescentes/adolescentes prodígio. Sério.

Com isso em mente, estava eu, toda tristonha após a leitura do Diário de Anne Frank e não muito alegre com as desventuras em série na vida Liesel Meminger, a menina que roubava livros, quando resolvi iniciar a minha jornada com As Crônicas dos Kane, trilogia escrita pelo JK Rowling dos EUA: Rick Riordan. Ao contrário do que acontece com as séries Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo, fiquei com a sensação de que As Crônicas dos Kane eram subestimadas, sabe? Como se não recebessem a devida atenção. :(

O fato é que quando peguei minha linda edição hardcover em inglês - presente do boy ♥ - não consegui fechá-la até que minha cabeça começasse a doer e/ou eu começasse a sentir sono. Vejam bem, a última vez que isso aconteceu foi com o desfecho da saga Potter. A verdade é que Rick Riordan conseguiu me manter interessada na narrativa durante praticamente todas as 528 páginas e eu me senti como se tivesse 11 anos novamente. Foi IN-CRÍ-VEL. Sabem por quê? Porque ter 11 anos era bom demais. Tudo era mais lindo quando eu tinha 11 anos.

***

A Pirâmide Vermelha é o primeiro livro da trilogia já citada nos parágrafos anteriores. Assim como acontece nas outras séries de Riordan, aqui também vamos lidar com mitologia; dessa vez, a egípcia. Carter e Sadie Kane - com 14 e 12 anos, respectivamente - são irmãos que foram criados separadamente após a morte misteriosa de sua mãe. Enquanto Sadie foi para Londres morar com os avós maternos e levar uma vida mais próxima do que pode ser considerado normal, Carter ficou com seu pai, Julius, um egiptólogo - que é tipo um arqueólogo especializado em Egito -, vivendo em Los Angeles. Ok, teoricamente. Por conta de sua profissão, Julius estava sempre viajando e, consequentemente, arrastando o filho para toda sorte de sítios arqueológicos. 

De acordo com a decisão tomada no tribunal, Julius só poderia ver a filha duas vezes AO ANO - gente, o que é isso? - e é justamente em uma dessas visitas que a narrativa de A Pirâmide Vermelha começa. É véspera de natal e Julius e Carter vão buscar Sadie na casa dos avós para passarem um adorável momento familiar - só que não, porque Carter e Sadie são praticamente estranhos um para o outro e a garota não é muito próxima do pai - e Julius decide levá-los ao...Museu Britânico, para ver a seção de artefatos egípcios. Numa das raras ocasiões que tem para estar na companhia dos dois filhos. No natal. É. (Legal esse Julius ¬¬')

Ao chegar ao museu, Julius se dirige à sala em que se encontra a Pedra da Roseta, um artefato egípcio muito importante para a compreensão dos hieróglifos. Ele pede aos filhos que esperem no corredor e que não entrem na sala. Mas é claro que Carter e Sadie desobedecem e acabam encontrando pai realizando um ritual que acaba por libertar cinco deuses do Antigo Egito: Osíris, Horus, Isís, Néftis e Set. Quando isso acontece, Julius encontra tempo apenas para gritar aos filhos que fujam, antes de ser aprisionado por Set, o deus do caos, em circunstâncias que prefiro não revelar.

A partir de então, a vida de Carter e Sadie Kane vai mudar completamente e nós, leitores, somos convidados a acompanhar as suas aventuras/desventuras, aprendendo sobre a cultura e os mitos egípcios, enquanto os irmãos lutam contra o tempo para derrotar Set e libertar seu pai.

No que diz respeito à narrativa, ela é contada em primeira pessoa pelos irmãos Kane, de forma alternada: dois capítulos do Carter e dois capítulos da Sadie, se revezando. Achei isso bem interessante, mas, em alguns momentos, encontrei dificuldade para saber quem era o narrador. Mesmo Carter e Sadie tendo personalidades bem diferentes, nas narrativas isso não fica muito claro, a princípio. Mas nem por isso a narrativa deixa de fluir bem

Recomendo a leitura para aqueles que, como eu, adoram uma aventura infantojuvenil cheia de ação, mistérios, magia e reviravoltas. Certamente irei ler as sequências O Trono de Fogo e A Sombra da Serpente.


13 Comentários

  1. Eu AMO Percy Jackson. Sou apaixonada por mitologia grega e eu achei a escrita do Rick Riordan genial e ai, sei lá. Enfim, tua resenha me deu muita vontade de ler esse livro :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadine,

      Também gostei bastante dos livros do Percy Jackson. Em as Crônicas dos Kane, a escrita de Rick Riordan continua divertida, acho que vai gostar dos livros :)

      Beijos

      Excluir
  2. SUPER CONCORDO quando você diz que As Crônicas Kane são subestimadas. É muito legal! Daria até pra fazer um crossover de verdade, e não só aquele ebook Son of Sobek!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando descobri que o ebook tinha só 40 páginas fiquei super desanimada :(

      Excluir
  3. O Rick tem esse dom de nos deixar viciados nas suas aventuras, li toda a saga do Percy e precisava de mais, aí eu li A Pirâmide Vermelha e foi amor, lembro que eu preferia mil vezes a narração da Sadie, mas a personagem que me cativou mesmo foi a Bastet. Além de a estória ser um amorzinho e deixar a gente alucinado, a capa ser puro glamour etc, tem também o fato de que a gente aprende muita coisa útil pra vida acadêmica, sempre recomendo esses livros para as minhas primas menores porque eu sei que isso vai ajudá-las e muito na escola.
    Hardcover é amor, deve ficar a coisa mais linda do mundo na estante. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minne, é justamente isso que eu gosto nos livros do Riordan: a gente aprende e se diverte ao mesmo tempo. Que bom que está recomendando para as suas primas, porque vai ajudar bastante. Pena que não existiam quando eu estava na escola :(

      A versão em hardcover da trilogia é linda mesmo, veio em um box que é amor demais! <3

      Beijos

      Excluir
  4. Eu também acho The Kane Chronicles uma série um tanto subestimada, muito pelo sucesso de Percy e Heróis do Olimpo. O que eu mais AMO no Rick é fato de ele juntar mitologia, história e arqueologia, assuntos que me fascinam, com elementos da cultural pop jovem. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Stela!

      É justamente a mistura que o Rick faz entre história, arqueologia e aventura que acaba fascinando tanta gente :)

      Beijos

      Excluir
  5. Michas, mas um livro para minha wishlist sem fim ): adoro Rick Riordan, e adoro mais ainda por se tratar de mitologia. Amo a mitologia Egípcia, para mim é uma das mais fascinantes. Gostei da resenha, foi sucinta, objetiva e completa. Um beijo

    Humble Opinion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. V,

      Leia As Crônicas dos Kane sim! Eu pretendo ler as continuações ainda, mas acho que são tão boas quanto o primeiro livro :)

      Assim como você, gosto muito de mitologia egípcia :)

      Beijos

      Excluir
  6. Eu li As Crônicas dos Kane e AMO demais. Parece até que o tio Rick vai juntar Carter e Percy em O Filho de Sobek, vai ser muito legal se ele fizer isso. *--* Enfim Michas, estava com saudades daqui, tava à muito tempo sem internet e seu blog me fez/faz muita falta! rsrs

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriele!

      Desculpa pela demora em te responder. Acho que o e-mail sumiu na minha caixa de entrada...

      Nossa, As Crônicas dos Kane são ótimas. Pretendo continuá-las e terminá-las assim que finalizar minha leitura atual! Fiquei sabendo desse crossover entre os Carter e Percy e confesso que fiquei curiosa, mesmo sabendo que foi apenas um conto...

      Ah, que bom que você está com internet novamente e fico feliz em saber que você gosta do blog :)
      Obrigada pelo carinho!

      Beijos,

      Michas

      Excluir
  7. Olá,os seus books vieram no Boxed Set?Igual o do submarino.com.br?(http://www.submarino.com.br/produto/112636417/livro-boxed-set-the-kane-chronicles-three-books-?DCSext.recom=Neemu_Produto_viu-comprou&nm_origem=rec_produto_viu-comprou-a&nm_ranking_rec=2)
    Se puder me responder ficarei muito grata,mas se não puder agradeço a atenção.
    Obrigada.BJS.

    ResponderExcluir