Não é segredo para quem acompanha o canal: eu adorei "Convite para um homicídio", da Agatha Christie. De fato, foi a minha leitura preferida durante o mês de julho. Pois bem, vamos à resenha!

Em "Convite para um homicídio", Agatha Christie nos apresenta uma típica manhã no pequeno vilarejo de Chipping Cleghorn, nos apresentando o cotidiano de seus moradores e alguns de seus hábitos, como o de religiosamente ler o caderno de classificados no Chipping Cleghorn Gazette. A narrativa inicia com o que poderia ser um dia corriqueiro, como qualquer outro, não fosse um anúncio peculiar no jornal: um homicídio iria acontecer às 18h30 na residência de Letty Paddock e todos estavam convidados.

Como era de se esperar o anúncio obteve bastante repercussão. Uns acharam que se tratava de uma brincadeira de mal gosto planejada por Patrick, sobrinho de Letty Paddock; outros resolveram acreditar que se tratava de um convite para jogar detetive. A suposta anfitriã não poderia estar mais surpresa com o convite, já que ela não sabia de nada, e, ao perceber que não teriaescapatória, resolve fazer uns breves preparativos para receber os "convidados". No fim da tarde, um grupo de pessoas decide comparecer ao evento. Alguns para, de fato, brincar de detetive; outros apenas para saber do que se trata; e tem aqueles que só vão para saber das últimas fofocas da região. porque sempre tem gente assim, né?

Os comes e bebes foram preparados, os convidados foram pontuais e chegou a hora de começar a brincadeira... as luzes se apagaram. Um homem mascarado abre a porta da frente. É possível escutar o som de dois disparos. O homem cai, morto, no chão da sala de visitas.

E assim, mais uma vez, Agatha Christie consegue nos prender a mais um mistério. Dessa vez, acompanharemos a investigação do inspetor Craddock, que contará com a ajuda de ninguém mais, ninguém menos que a adorável Miss Jane Marple - uma velhinha que, por trás dos cabelos brancos e das agulhas de tricô, esconde muita inteligência e sagacidade. 

Ainda não conhecia Miss Marple e fiquei feliz ao descobrir que "Convite para um homicídio" marca a sua estreia na literatura policial. Sem saber, acabei escolhendo o primeiro livro da personagem e, se me permitem dizer, não consigo pensar em uma maneira melhor para introduzir Miss Marple. Quanto ao mistério em questão, apenas direi que foi um dos melhores que li da autora até agora; não consegui, de forma alguma, descobrir quem era o assassino e vocês não tem ideia de como fiquei surpresa quando o mistério foi revelado. 

A coerência com que Agatha liga cada um dos pontos e pistas da investigação me deixou bastante irritada com a minha falta de capacidade para perceber o que estava bem na minha cara, rs. Gente, sério, tudo faz sentido e a solução é bastante satisfatória. A narrativa dispensa comentários extensos: é Agatha em sua melhor forma. Para concluir, direi apenas que "Convite para um homicídio" é sim uma leitura recomendada e que pode funcionar muito bem como porta de entrada para aqueles que ainda não estão familiarizados com os romances da autora.


10 Comentários

  1. To lendo ele junto com o creepy book. Realmente, gosto muito mais desses stand alone da Agatha Christie ou aparentemente, Miss Marple. Acho que é pela simpatia e ela é menos Sherlock Holmes wannabe, sabe?

    Beijonas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Miss Marple é bem mais legal que o Poirot! Ele me irrita muito!

      Excluir
  2. Nunca li livros nesse estilo, mas confesso que fiquei bem curiosa e até coloquei na wishlist. Parece ser muito bom!

    http://pequenaaventureira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!

      Tudo bem?

      Gosto muito de livros nesse estilo e recomendo bastante a leitura! Espero que goste :)

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Michelle!
    Sou fã dos livros da Agatha ♥
    Convite para um homícidio vai ser um dos próximos livros, dela, que quero ler, só falta comprá-lo.rsrs
    Beijo

    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália,

      Esse livro é realmente muito bom. Acho que é um dos melhores que li da Agatha! Ah, e é super fácil de achar nessa edição igual a minha :)

      Espero que goste tanto quanto eu!

      Beijos

      Excluir
  4. Nunca li este da Agatha C., mas parece bem interessante! *-*
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,

      Leia algo da Agatha! É super legal! Você não vai se arrepender :)

      Beijos

      Excluir
  5. Agatha Christie é tudo de bom!
    Li bastante na adolescência, quando comecei a explorar livros "de adultos".
    Dá até gosto ser enrolada na teia da autora até o desfecho final?
    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle,

      Adoro ficar desesperada para descobrir o culpado enquanto estou lendo os livros da Agatha. É impressionante a capacidade que os livros dela tem de manter o leitor preso do começo ao fim, né?

      Gosto muito de Agatha :)

      Beijos

      Excluir