Para comemorar o Dia das Crianças aqui no blog, resolvi criar essa listinha com cinco crianças do mundo da literatura que a mini Michas - e a Michas crescidinha também, cof cof - teria adorado conhecer! A minha seleção foi feita com base no meu gosto pessoal, ok? Então não se sinta ofendido se a sua criança literária preferida não aparecer por aqui :)

Preparados? Eis o meu TOP 5: Crianças (literárias) que eu gostaria de ter conhecido!

Desde já vou deixar claro que foi bem difícil escolher qual criança eu teria mais vontade de conhecer. Então, se você me pedisse para fazer um outro TOP 5 daqui a pouco, as minhas respostas provavelmente seriam outras. Mas ok, vamos ignorar isso, ok?


Violet Baudelaire (Desventuras em Série) é aquele tipo de menina muito esperta e inteligente. Adoraria tê-la como colega de classe, assim ela poderia me ajudar a decorar a tabuada e também a criar projetos super inovadores nas feiras de ciências, afinal de contas, ela é uma inventora. Além disso, Violet é muito forte e conseguiu manter a calma e a classe diante de todas as desventuras postas em seu caminho, enquanto sobrevivia às tentativas mirabolantes do Conde Olaf de tentar roubar a sua fortuna e de seus irmãos. Aliás, ela é uma ótima irmã mais velha, sempre pronta para assumir a liderança e tranquilizar os irmãos mais novos. 


Bastian Baltazar Bux (A história sem fim) é um garoto introspectivo. Acabou de perder a mãe, o pai não conversa com ele, sofre bullying na escola e passa a maior parte do tempo sozinho. Ok, não tão sozinho assim. Bastian adora a companhia dos livros, seus melhores amigos. Assim como eu - e a maioria de vocês - Bastian é capaz de fazer qualquer coisa para obter um livro que quer muito. Mesmo que isso signifique "pegar emprestado" de uma livraria/biblioteca, contrariando as ordens do bibliotecário e correr para o sótão da escola para passar a tarde inteira lendo, ao invés de assistir a aula de matemática. Além disso, ele é aquele tipo de pessoa que mergulha na história que está lendo e se sente como se fosse amigo do protagonista. Quem nunca se sentiu dessa forma? Falando por mim: eu sempre fui assim, principalmente nos meus anos de escola. Eu e Bastian poderíamos ter sido amigos e ter conversado muito sobre as nossas leituras.


Assim como Bastian, Isabelle (A invenção de Hugo Cabret) adora a companhia dos livros. Para ela, ler é a melhor coisa que existe, pois através deles ela pode viver muitas aventuras. Mesmo com tanta coisa triste marcando sua infância, ela está sempre sorridente e pensando de forma positiva. Ela também não dá muita importância para as aparências, visto que se tornou amiga de Hugo sem jamais ligar para seus trajes sujos e rasgados, ou para o fato de que ele era visto como um ladrãozinho da estação de trem. Isabella é uma amiga fiel, que abraça a causa de Hugo, pois sabe que é importante para ele, sem nem pensar nas consequências. 


Esse é novo no meu hall de personagens preferidos de todos os tempos! Dickon (O Jardim Secreto) é o menino mais maravilhoso do mundo, de acordo com a pequena Mary Lennox e eu tenho que concordar com ela. O rapazinho de 12 anos é conhecido e amado por todos nas redondezas de Misselthwaite Manor, incluindo os animais e as plantas. Dickon é um menino de natureza simples e com um grande coração, disposto a ajudar a todos sempre que possível, mesmo que isso signifique ter que lidar com uma garotinha chata e mimada. Ele também é bastante otimista e tenta sempre enxergar o lado positivo em tudo. Dickon é alto-astral e seu sorriso ilumina até o mais escuro dos lugares.


E é claro que o meu primeiro lugar vai para o menino que não quer crescer. Peter Pan é simplesmente um dos personagens mais fantásticos que já existiu. Além de não crescer e jamais ter que se preocupar com coisas de adulto, Peter mora em um lugar chamado Terra do Nunca, onde trava batalhas com piratas, conversa com sereias, participa de festas com índios e tem uma fadinha como melhor amiga. Ele é o líder dos meninos perdidos e adora ouvir histórias. Com pensamentos positivos e uma ajudinha de pó mágico das fadas, ele pode voar. Sua vida é uma grande aventura e, convenhamos, quem é que nunca quis viver uma aventura na Terra do Nunca? Falando por mim: eu sempre quis. Adoraria sobrevoar Londres junto com Peter e Sininho, lutar com o Capitão Gancho, dançar com as fadas, nadar com as sereias...Seria tudo muito lindo! E por isso, Peter Pan sempre será a minha criança favorita da literatura. Até porque, ao contrário dos demais apresentados aqui, Peter será sempre uma criança. :D


E aí, quais são as suas crianças preferidas da literatura?

Me contem no espaço para comentários!

Agora, eu vou ficando por aqui! Desejo à todos um Feliz Dia das Crianças!

Beijos,

Michas








15 Comentários

  1. Adorei este top! Nunca li o livro do Jardim Secreto mas confesso que tinha um fraquinho grande quando era pequena pelo Dickon do filme. Quanto ao Peter Pan, nunca gostei dele no filme da Disney mas adoro ele nesse filme da imagem:)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina,

      O Dickon é uma gracinha mesmo! Adoraria conhece-lo :)

      Ah, eu gostava do Peter da Disney. Mas não há como discordar: o Peter do filme de 2004 é muito melhor. Muito fofo e adorável, né?

      Beijos

      Excluir
  2. Também adoraria conhecer a Violet! haha E a Liesel de A Menina Que Roubava Livros, Carter Kane e Sadie Kane das Crônicas dos Kane, e a Doroth :D Amei o post Michas!
    Beijos.

    http://gabimanfredini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, os Kane são ótimos! Adoraria conhecer os dois, principalmente a Sadie ahaha
      Não consegui gostar da Liesel...nem do livro... :(

      Que bom que gostou do post, Gabi! Fico feliz :)

      Beijos

      Excluir
  3. Olá, quanto tempo que eu não passo por aqui né? A proposito seu blog tá lindo! E eu adorei esse post. Por hora existem apenas 2 crianças que eu gostaria de ter conhecido: O Pequeno Príncipe e Pollyanna ♥

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!

      Pois é! Faz tempo que não te vejo por aqui e que não visito o seu espaço, né? Ando meio afastada da blogosfera. Mas, calma, já já as coisas voltam ao normal :)

      Também ia querer conhecer o Pequeno Príncipe! Nunca li Pollyanna, mas sei que é uma garota muito feliz, né? Um dia vou ler e aí, poderei confirmar :)

      Beijos

      Excluir
  4. Com certeza, adoraria conhecer a Isabelle. De quebra, conheceria também o Hugo e Geroges Méliès! Outra criança literária com quem faria amizade seria o Charlie da Fantástica Fábrica de Chocolates. E a Dorothy do Mágico de Oz.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê, muito bom o seu plano! O Hugo deve ser uma criança muito legal. E imagina que honra poder conversar com o Méliès, né? Charlie é um fofo e a Dorothy é bem simpática! Adorei as suas escolhas :)

      Beijos

      Excluir
  5. Muito boa a tag! Eu também gostaria de conhecer a Violet e a Isabelle. Do Dickon eu só ouço falar, mas não conheço a história. Preciso dar um jeito nisso. Já o Peter Pan... detesto! hahaha. Esse eu passo. Assim, sem pensar muito, gostaria de conhecer as crianças de Hogwarts e a Lettie, de O Oceano no Fim do Caminho.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle,

      As crianças de Hogwarts devem ser incríveis. Eu queria muito poder conhecer o Rony! Não acredito que me esqueci dele na hora de montar a lista...agora vai ficar para o ano que vem...

      Sério que não gosta do Peter? Por quê? O que foi que ele fez? Hahahaha

      Dickon é um amor! Precisa conhece-lo :)

      Beijos

      Excluir
  6. Adorei a ideia do post e mais ainda quando vi Jardim Secreto na sua lista.
    Eu já assisti o desenho mas esse ano minha amiga falou do filme. Preciso assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A animação marcou muito a minha infância também. Achava bem legal, mas o filme é sensacional. Recomendo muito que assista :)
      Depois me conte o que achou, tá?

      Beijos

      Excluir
  7. Um personagem que eu gostaria de conhecer é o próprio Hugo Cabret, mas confesso que sempre quis conversar com o Edmund (As crônicas de Narnia) e com o Ender(O jogo do Exterminador). E outro personagem que eu sempre gostei é a Alice do Lewis Carrol, a maluquice dela tem certa lógica e amo isso...kkkk

    ResponderExcluir
  8. Abner, nunca tinha pensado em conhecer o Hugo, mas, concordo com você: seria uma experiência bem interessante :)


    Haha, não tenho muita vontade de conhecer os irmãos Pevensie, mas se fosse escolher um, provavelmente seria a Lucy! Gosto do Peter também, mas, sei lá, não sei se iria querer conhecê-lo hahaha


    Ainda não li/assisti Ender's Game. É bom?


    Alice é ótima, haha. E não é só ela que é louca, né? Todo mundo é meio louco no País das Maravilhas hehe

    ResponderExcluir
  9. Ender's Game vale muito a pena ler, é uma ficção científica bem interessante. Se você tiver a chance de ler o livro ou ver o filme super recomendo...rs Apesar que o filme como sempre mata as melhores partes do livro...rs

    ResponderExcluir