Como prometido, cá estou para falar o que achei do desfecho da trilogia As Crônicas dos Kane. Por desencargo de consciência, acho que é válido avisar que sim, esse post pode conter spoilers dos dois primeiros livros da série (A Pirâmide Vermelha e O Trono de Fogo).

No final de O Trono de Fogo, Carter e Sadie conseguem encontrar e libertar Rá, o deus do Sol, porém o deus está longe de ser o que eles imaginaram. Além disso, os outros deuses - principalmente Ísis e Horus - não estão contentes com as ações dos Kane. Ao que tudo indicava, Rá seria o único capaz de derrotar Apófis, porém o deus parece estar completamente caduco, sem fazer a menor ideia do motivo de ter sido desperto.

Em o início de A Sombra da Serpente, as coisas continuam não muito bem para os irmãos Kane. Rá continua caduco, os outros deuses continuam se sentindo contrariados, Bes perdeu a sua alma, Walt continua amaldiçoado e muitos mágicos resolveram se opor aos Kane, contribuindo para a causa de Apófis. Só para não dizer que está tudo ruim: Amós virou o novo líder da Casa da Vida e Zia parece, finalmente, se entender com Carter.

Logo no primeiro capítulo, Carter, Sadie e alguns de seus alunos estão em uma exposição sobre Tutancâmon. O motivo que os levou até lá é um exemplar do Livro para derrotar Apófis escrito por um poderoso mágico chamado Setne na época do Antigo Egito. Acredita-se que existam apenas três cópias desse livro espalhadas pelo mundo e Apófis conseguiu destruir duas. Como é de se esperar, os Kane não tem muita sorte e o plano não funciona muito bem. Agora, Carter e Sadie terão que, mais uma vez, correr contra o tempo para derrotar Apófis e evitar que o mundo mergulhe em caos.

Como desfecho para uma série, A Sombra da Serpente funciona muito bem. Assim como nos livros anteriores, traz bastante ação mesclando com mistério e informações sobre a mitologia egípcia. Ao contrário do que vinha acontecendo, o terceiro livro acaba não focando em um mito específico, mas sim na ideia que os antigos egípcios faziam de vida após a morte, apresentando informações a respeito do conceito de alma e sombra. No que diz respeito a desenvolvimento de personagens, Rick Riordan conseguiu fazer um ótimo trabalho; Carter e Sadie se mostram mais convictos a respeito de seus objetivos e estão prontos para liderar a luta contra Apófis e restaurar a Casa da Vida.

É válido mencionar também que o autor não deixou nada sem resolução. Tudo é explicado e todos os personagens tem um desfecho descente. Não fiquei com a sensação de que algo estava muito forçado ou algo do tipo. Gostei principalmente do tom "realista" que o autor resolveu utilizar para finalizar a trilogia, o que foi bastante coerente com o contexto e universo por ele criados. Sim, é um final feliz, mas não necessariamente um "...e foram felizes para sempre". Achei muito interessante também o fato de o autor deixar claro durante toda a trilogia  que todos os seus livros estão ambientados no mesmo universo, o que abre margem para uma interação entre os personagens de As Crônicas dos Kane e de Percy Jackson e os Olimpianos (lembrando que essa é apenas a minha opinião e o autor não confirmou nada, além do conto Son of Sobek). Aliás, a trilogia toda é cheia de referências à série de Percy.

 Para finalizar: sim, eu aprovei o final da trilogia, gostei bastante de A Sombra da Serpente - apesar de ainda achar que O Trono de Fogo foi melhor - e recomendo muito a leitura para quem gosto dos dois primeiros livros, quem gosta das outras séries do Rick Riordan e para quem é como eu e adora uma aventura infantojuvenil.


Título: The Serpent's Shadow
Autor: Rick Riordan
Editora: Disney Hyperin Books
Número de páginas: 406
ISBN: 978-142314057-3
Minha avaliação: 4/5


Agora, vou ficando por aqui! Alguém aí já leu A Sombra da Serpente ou está pensando em ler?

Me contem nos comentários :)

Beijos,

Michas








4 Comentários

  1. Eu lembro que gostei do fim, mas não sei se eu iria querer interações Percy/Carter. Apesar de que eu li Son of Sobek e achei legal... Porque né, nem é um livro inteiro. Ta mais pra "one shot", ou um capítulo mesmo de aventuras.
    Mas sabe o que isso significa? Sim, que agora você pode começar os Heróis do Olimpo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que acharia de uma interação entre as duas séries...até porque os gregos derrotaram os egípcios, né? Gosto tanto do Carter e da Sadie...e do Percy também. Não queria ver eles brigando ahaha Mais pra frente devo ler o conto. Não será publicado em livro?(quero ter, hehe).

      Ahahaha, lerei Heróis do Olimpo! Prometo! No ano que vem! Depois dos Divergente quero pausar os YAs e ler outras coisas :)

      Excluir
  2. Mi, sou sua fã e não podia deixar de te escrever sobre a associação entre um dano feito à mascara de Tutancamon recentemente e o livro A sombra da serpente! Li todos, saudades dos Kane!
    http://egito-nifertiti.blogspot.com.br/2015/02/para-quem-gosta-de-leitura-relacao.html?m=1

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nizia
    Acabei de ver o link que você mandou. Que interessante essa relação :)
    Os Kane são bem divertidos. Saudades deles :)
    Beijos

    ResponderExcluir