Hoje eu voltei com mais um post de sugestões natalinas e dessa vez vou falar sobre filmes que gosto de assistir durante essa época do ano. O meu critério de seleção foi bastante pessoal/subjetivo e os filmes foram selecionados ao olhar para a minha estante de filmes a estante da minha irmã. Acho que consegui selecionar alguns filmes que assisto quase todos os anos (lembrando que nem todos são filmes de natal, ok?). Gravei um vídeo falando sobre os filmes, mas se você não quiser assistir, não tem problemas porque depois do vídeo vou comentar brevemente as minhas escolhas:)

Esqueceram de mim (Home Alone, 1990)
Direção: Chris Columbus | Gênero: Comédia/Família

O motivo de ter colocado esse filme na lista - além do óbvio fato de se passarem no natal - é porque ambos são clássicos natalinos na minha infância. Quem nasceu e cresceu nos anos 1990 sabe que esses filmes cansaram de passar na Rede Globo, né? Caso você não saiba do que eu estou falando, Esqueceram de Mim vai trazer a história de Kevin (Macaulay Culkin, super fofinho), um garoto de oito anos que nunca é escutado quando fala com as pessoas. Sua família é enorme e nas vésperas de natal, todos planejam uma viagem para Paris; na correria para chegar ao aeroporto, Kevin é esquecido em casa. Ao perceber a sua situação, o garoto fica muito feliz e acredita que um milagre de natal aconteceu, pois sua família desapareceu. Nas redondezas da casa de Kevin, os bandidos molhados planejam entrar nas casas vazias da vizinhança e roubar tudo de valor que conseguirem encontrar. Agora, Kevin terá que fazer o possível para proteger a sua casa. Em 1992, o filme ganhou uma sequência com o subtítulo Perdido em Nova York, que é igualmente divertida e recomendada.

***

Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands, 1990)
Direção: Tim Burton | Gênero: Drama/Fantasia/Romance

Este não é propriamente um filme natalino, mas é mais um dos clássicos da minha infância de Sessão da Tarde e tem toda uma atmosfera que combina com o natal, além de muito gelo e neve (que no nosso imaginário faz parte do natal, certo?). O filme traz a história de Edward (Johnny Depp, no início da carreira), uma criatura que tem tesouras no lugar das mãos; vivendo recluso em uma mansão no alto de uma colina, Edward é trazido para a civilização por uma vendedora da Avon que acredita que ele terá talento como cabeleireiro. Ao chegar à cidade, Edward irá conhecer muitas pessoas e em sua ingenuidade, não perceberá quando algumas tentam se aproveitar dele. Ao mesmo tempo, também conhecerá Kim (Winona Ryder), uma garota doce pela qual irá se apaixonar. Edward Mãos de Tesoura é um filme muito lindo que fala de amor, sobre ser diferente dos outros e sobre preconceitos. E claro, tudo isso com a magia única dos filmes de Tim Burton.

***

O estranho mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993)
Direção: Henry Selick | Gênero: Fantasia/Musical/Animação 

Não, o Tim Burton não dirigiu esse filme; ele criou os personagens, o roteiro e trabalhou na produção, mas a direção é assinada por Henry Selick. O estranho mundo de Jack é aquele filme que você pode assistir ou no Halloween ou no Natal e é muito confuso definir a qual dessas duas datas ele pertence. Eu costumo revezar, porém esse ano não consegui assistir no dia das bruxas, então vou assistir no natal. O filme traz a história de Jack Esqueleto, que é o Rei do Halloween, que após terminar os trabalhos do dia das bruxas não sabe o que fará até a noite do dia 31 de outubro do próximo ano. Após uma confusão, Jack vai parar na Terra do Natal e se encanta por tudo que vê por lá. A partir desse momento, ele decide que o natal daquele ano será responsabilidade dos habitantes da Cidade do Halloween e manda sequestrar o Papai Noel. Imaginem o que acontecerá a partir daí. As músicas são ótimas!

***

Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Sorcerer's Stone, 2001)
Direção: Chris Columbus | Gênero: Fantasia/Aventura 

Mais um filme nada natalino, mas que adoro assistir nessa época do ano. Acho que todo mundo já conhece a história, mas vou falarei um pouco a respeito mesmo assim. Baseado no livro de J.K. Rowling, Harry Potter e a Pedra Filosofal traz a história de Harry, um garoto que aos 11 anos descobre que é um bruxo e que, a partir daquela data, deverá ingressar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ao ir para a escola, Harry irá conhecer Rony e Hermione (seus melhores amigos), aprenderá a jogar quadribol e a praticar magia. Além disso, descobrirá que o bruxo mais temido do mundo, Você-Sabe-Quem, foi derrotado por ele quando ainda era um bebê e agora está tentando voltar para obter vingança. Não é um filme de natal, mas é um filme mágico. E o natal é uma época mágica, certo? Então, pode assistir!

***

Escrito nas estrelas (Serendipity, 2001)
Direção: Peter Chelsom | Gênero: Comédia romântica 

Esse filme é um romance que devo ter assistido no começo dos anos 2000 e só fui assistir novamente no natal do ano passado. Sarah (Kate Backinsale) e Jonathan (John Cusack) se conhecem em uma liquidação de natal em uma loja. Imediatamente há química entre os dois, mas o momento para ficarem juntos não era aquele. Então, Sarah sugere que eles deixem o segundo encontro deles por conta do destino. O resto do filme mostra os próximos anos nas vidas dos dois, as situações e decepções que enfrentam até que, talvez, finalmente se encontrem. É um filme bonitinho, mas previsível; ainda assim, uma ótima opção para o natal. Eu vou assistir novamente este ano :)

***

Simplesmente Amor (Love Actually, 2003)
Direção: Richard Curtis | Gênero: Drama/Comédia romântica

Simplesmente Amor traz várias histórias paralelas que acontecem na Inglaterra em época de natal. Acompanhamos o drama do primeiro ministro inglês (Hugh Grant) que parece nunca encontrar a mulher certa para ele; o rockstar falido (Bill Nighty) que tenta se reerguer com um jingle para uma loja de departamento; o marido que tem um caso com outra mulher (Alan Rickman); o homem que perde a esposa (Liam Neeson), mas que deve tomar conta do filho que ela deixou...e por aí vai. Algumas histórias acabam se interligando, outras não. Todas tem em comum o amor em suas diversas formas: amor entre um homem e uma mulher, amor entre pai e filho, amor não correspondido, etc. Algumas situações apresentadas são tristes, mas outras são fofas e divertidas. No fundo, acho que é uma comédia romântica com um toque natalino. Mais um que vou, com certeza, assistir este ano.


4 Comentários

  1. Oi, Michas!

    Amei a lista e fiquei muito feliz de ver Edward Mãos de Tesoura por que é um dos meus filmes favoritos além de, claro, Harry Potter! Vou ter que ver Simplesmente Amor, pois você e a Stela colocaram na lista de filmes para o natal hahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jana, assista Simplesmente Amor! É um ótimo filme natalino :)

      Edward mãos de tesoura é um dos meus filmes preferidos; adorava quando passava na Sessão da Tarde ahahaha

      Beijos

      Excluir
  2. Eu demorei tanto pra ver O Estranho Mundo de Jack, que quando vi nem achei graça. Adoro o clima do filme, mas a história em si não me encantou em nada.. Achei cansativo =(
    Viciada que sou em filmes, já assisti todos esses da sua seleção haha

    Beijos!
    http://www.triboalternativa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sério que achou O Estranho Mundo de Jack cansativo? Bom, eu acho que te entendo. Eu, por exemplo, me incomodo um pouco com a cantoria eterna...hahhaa

      Beijos

      Excluir