Adoro natal e adoro ler. Pensando nesses meus dois gostos, resolvi montar uma lista com algumas sugestões de leitura para essa época do ano. Eu sei que falta pouco menos de duas semana para o dia de natal, mas ainda dá tempo de ler alguma coisa com essa temática, né? E se não der, as sugestões podem sempre ficar para o ano que vem :)

Além de livros mais ~natalinos~ separei alguns livros que, por algum motivo, acredito que combinem com a época de natal. Para conferir a lista, é só assistir ao vídeo, e se não quiser assistir ao vídeo, farei alguns breves comentários abaixo. Allons-y!

Um Conto de Natal (Charles Dickens)
Nunca li esse conto do Dickens, mas conheço muito bem a história, que já foi bastante adaptada ao longo dos anos. A memória mais fixa que tenho deste conto é um desenho animado da Disney estrelado por Mickey e sua turma, na qual o Tio Patinhas vive o sovina Ebenezer Scrooge. Além de ser um livro super curtinho e um clássico, Um conto de natal traz aquela mensagem bonita sobre o natal ser uma época para dar, ao invés de receber, e também de amar ao próximo. Mensagem, aliás, que deveria ser considerada durante todo o ano, né? 

Contos: O soldadinho de chumbo e A menina dos fósforos (Hans Christian Andersen)
Minha simpatia pelo Andersen começou antes mesmo de eu saber quem ele era. Explicação: desde que me entendo por gente sou completamente apaixonada pela história d'A Pequena Sereia e adivinhem quem é o criador? Sim, o Andersen. Sobre as minhas duas sugestões, apenas direi que ambas as histórias são bem tristes. Na primeira, acompanhamos a história de um soldadinho de chumbo que se apaixona por uma boneca bailarina e na segunda história, conhecemos uma garotinha muito pobre que resolve se aquecer com a chama dos fósforos que está vendendo. Não sei porque essas histórias são consideradas clássicos de natal, mas são ótimas pedidas para essa época.

Memória de Natal (Truman Capote)
Não vou mentir: nunca li este conto e pouco sei sobre o enredo. Já me disseram que é bem triste e por isso, resolvi que não vou ler no natal. Mas garanto que lerei, porque o autor é o Truman Capote. Se você nunca leu nada que ele escreveu, você não sabe o que está perdendo; por isso, leia assim que puder. Memória de Natal traz a história de Buddy e seu primo (ambos crianças) que, mesmo sabendo que suas famílias são muito pobres, sempre aguardam o natal com ansiedade.

A aventura do pudim de natal (Agatha Christie)
Agatha Christie não poderia ficar de fora da minha lista, claro. A aventura do pudim de natal é, na verdade, o nome de uma das histórias que integram uma coletânea com contos de Hercule Poirot, Miss Marple e mais outras histórias de mistério e investigação policial. Ainda não li esse livro dela, mas posso garantir que você não perderá seu tempo se resolver ler alguma história escrita por Agatha Christe! Qualidade e entretenimento garantidos!

***

Livros que não são de natal, mas me fazem pensar nessa época do ano:

Harry Potter e a Pedra Filosofal (J.K. Rowling)
Não comecei a ler a série em época natalina, mas os filmes e os livros novos sempre eram lançados no final do ano, o que sempre me fez pensar em festas de natal! Além disso, Harry Potter traz um universo mágico, o que é a cara do natal, né? Caso alguém não tenha vivido na Terra pelos últimos doze anos e não saiba do que eu estou falando, lá vai: J.K. Rowling nos conta a história de um garoto órfão chamado Harry que aos 11 anos descobre que é um bruxo e que deve ingressar na escola de magia e bruxaria de Hogwarts, onde irá aprender a desenvolver as suas habilidades. Nesse universo incrível, ele irá fazer amizades, viver muitas aventuras e também descobrir que o bruxo mais cruel que já existiu é o responsável pela morte de seus pais e pela cicatriz em forma de raio que está em sua testa. Ah, e o vilão ainda não desistiu de destruir o garoto. Se você nunca leu Harry Potter, leia, por favor! E se você já leu, não custa nada visitar esse mundo novamente no natal, né? 

O Mágico de Oz (L. Frank Baum)
Há alguns anos tive um professor de inglês que viveu durante muito tempo nos Estados Unidos e ele me disse que lá era tradição assistir ao filme de O Mágico de Oz, que sempre reprisava na televisão no natal. Desde então, fiquei com essa ideia meio estranha de que o livro de L.Frank Baum é uma história de natal. O enredo: Dorothy é uma garotinha do Kansas que, depois da passada de um tornado pela fazenda em que vive com seus tios, vai parar na terra mágica de Oz. Ao chegar, a garota acidentalmente mata a Bruxa Malvada do Leste e agora sua irmã, a Bruxa Malvada do Oeste, quer se vingar. A única forma de Dortothy voltar para casa será buscar a ajuda do Maravilhoso Mágico de Oz e para isso, ela terá que seguir pela estrada de tijolos amarelos até a Cidade de Esmeralda. Ao longo do caminho ela fará alguns amigos - o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão - e enfrentará os obstáculos impostos pela vilã vingativa. 

As Crônicas de Nárnia (C.S. Lewis)
Nunca li As Crônicas de Nárnia, mas adoro os filmes. As histórias de C.S. Lewis não são propriamente natalinas, mas tudo a respeito de Nárnia me faz pensar em natal. Lá é frio e neva bastante (ok, Brasil não tem neve, whatever) e, se não me engano, em O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa, os irmãos Pevensie encontram o Papai Noel, né? Além disso, teve um especial de natal de Doctor Who inspirado na história citada... logo, tem a ver com o natal, certo? 

O Hobbit e O Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien)
As histórias de Tolkien não são nada natalinas, eu sei. Mas o negócio é o seguinte: os filmes de O Senhor dos Anéis eram lançados na época do natal e o mesmo vem acontecendo com os filmes de O Hobbit. No meu imaginário, visitar a Terra Média virou tradição natalina. Simples assim. No primeiro livro, acompanhamos Bilbo Bolseiro e o mago Gandalf em uma missão para recuperar o lar dos anões. Já em O Senhor dos Anéis, a atmosfera é mais sinistra; a história ocorre anos após os acontecimentos de O Hobbit e traz Frodo Bolseiro em sua aventura para destruir o Um anel e salvar a Terra Média dos planos malvados de Sauron.


10 Comentários

  1. Devo tomar esse espaço para comentar sobre esse novo visual natalino do blog, está muito fofo Michas, amei! Adorei as dicas, vou tomar como inspiração para começar a ler Harry Potter que ainda não li (que vergonha).

    Beijos, Thaly.
    Irradiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gostou do visual novo, Thaly! Fico bem feliz por saber disso :)
      Leia Harry Potter sim! É muito bom e tem muito mais coisa que os filmes, que ignoram muitos aspectos incríveis da história do Harry!

      Depois me conte o que achou, tá?

      Beijos

      Excluir
  2. Adorei não só as dicas, mas também a Minnie Noel no cabeçalho!
    Estou lendo Um Conto de Natal e a história prende desde a primeira página. Em breve escreverei sobre as adaptações do livro para o cinema.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê,

      Adoro a Minnie - aliás, amo toda a turma do Mickey - e até hoje não acredito que não tinha colocado ela no meu blog ahaha

      Vou tentar ler Um Conto de Natal ainda esse ano! Ah, já estou ansiosa pelo post sobre as adaptações! Deve ser muito legal um filme inspirado, né? Se te ajudar, em 2010 teve um especial de Doctor Who chamado "A Christmas Carol" e foi meio que inspirado no conto :)

      Beijos

      Excluir
  3. Posso falar que acho mistério do pudim do natal um nome muito engraçado? Kkkk
    E sim, seu blog está lindo todo natalino.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, O mistério do pudim de natal é realmente engraçado. Fico imaginando se não tinha veneno nele, ou coisa do tipo!

      Ah, que bom que gostou da carinha natalina do blog :)

      Beijos

      Excluir
  4. Michaaaas!!!

    Que post mais fofo :) Você sabe que eu adoro seus vídeos então nem vou comentar mais nada pra não ficar repetitivo, haha... Ótimas dicas, principalmente O Mágico de Oz, nunca li o livro (a não ser aquelas versões beeeem fininhas infantis, haha) mas pretendo e amo, amo, amo ao infinito o filme, é um dos meus favoritos da vida! Também acho que ele é "de Natal" mas é porque o assisti pela primeira vez nessa época do ano :D. E o layout novo está LINDO!

    xoxo

    Lohana, 500wfe.blogspot.com

    P.S: qual é a música da introdução do vídeo? :) E a primeira foto do post é amor, haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lohanna!

      Ah, que fofa que você é! Fico muito feliz por saber que você gosta dos vídeos!

      O livro de O Mágico de Oz é bem legal, mas posso ser sincera? Gosto bem mais do filme! As músicas são tão boas, né? Tem tanta magia...mas ainda assim, leia o livro algum dia, porque tem coisas bem diferentes :)

      A música no começo do vídeo chama "Santa Claus is Coming To Town"; é uma versão que a Hilary Duff gravou lá em 2002, 2003, em um álbum de músicas natalinas. Ela ainda estava na Disney :)

      Que bom que gostou do novo layout do blog! Espero conseguir me manter com ele, porque gostei bastante :) Mas ando tão confusa e enjoada nesse fim de ano ahaha, que nem sei se vou querer ficar com ele...tomara que sim!

      Beijos

      Excluir
  5. Ótimas escolhas, Michelle! Adoro o Natal e ler livros e ver filmes com esse tema nessa época, pra mim, é uma delícia!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla

      Fico feliz que tenha gostado das minhas sugestões :)
      Adoro os filmes e livros inspirados no natal! Aliás, amo essa época do ano <3
      Como você disse, é uma delícia!

      Beijos

      Excluir