Lendo As Crônicas de Nárnia: apresentação


O projeto Lendo As Crônicas de Nárnia foi criado pela Pam Gonçalves e, como o próprio nome diz, consiste na leitura dos sete livros que compõem As Crônicas de Nárnia. Inspirada pela Mell Ferraz, do Literature-se, eu também resolvi participar do projeto.

Desde 2005, quando fui ao cinema assistir O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa, comecei a me interessar pelo universo de Nárnia, mas por motivos de outras leituras e ~preguiça~ acabei não lendo até hoje. Ano passado, em uma promoção, comprei meu exemplar em volume único e decidi que desse ano não passa: 2014 é o ano que vou para Nárnia. A ideia é concluir a leitura dos sete livros até dezembro - sem pressa e sem pressão - e falar sobre eles aqui e no canal.


As Crônicas de Nárnia são compostas por sete livros escritos por Clive Staples Lewis - ou só C.S. Lewis- que foram publicados entre os anos de 1950 e 1956. C.S. era irlandês e, além de escritor, era professor universitário e teólogo anglicano. Seus livros contam aventuras vividas na terra encantada de Nárnia e são protagonizadas por crianças. Sim, são livros infantis, mas não foram escrito apenas para crianças. Adultos podem encontrar muitas coisas nas entrelinhas.

Irei realizar a minha leitura das obras de acordo com o meu livro (volume único, da Martins Fontes), que traz as histórias em ordem cronológica e não necessariamente na ordem em que elas foram publicadas. Acho que o próprio C.S. Lewis preferia que elas fossem organizadas dessa forma. Sendo assim, as histórias são: O Sobrinho do Mago (1955); O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (1950); O Cavalo e seu Menino (1954); Príncipe Caspian (1951); A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952); A Cadeira de Prata (1953); A Última Batalha (1956).

Comprei esse meu exemplar em abril do ano passado. Na época, me lembro de que as livrarias Cultura e Saraiva estavam cobrando um preço absurdo, tipo, uns 90 e poucos reais. Aconselho todos a dar uma olhadinha no Submarino, pois foi lá que comprei o meu por 12 reais. Tudo bem que foi em uma promoção, o papel é meio estranho (além de branco, é bem fino) e hoje pode até estar um pouco mais caro, mas ainda assim, é melhor que pagar 90 e poucos reais, né?

Ao longo dos anos, As Crônicas de Nárnia foram adaptadas para o cinema, o teatro e até para o rádio. Acredito que as adaptações mais conhecidas sejam os filmes lançados já nos anos 2000: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005), Príncipe Caspian (2008) e A Viagem do Peregrino da Alvorada (2011). Ouvi dizer que A Cadeira de Prata também vai ganhar adaptação, mas nem sei se foi confirmado ou se é só um boato. Se alguém souber de algo, me avise, por favor. 😊

A minha ideia para este projeto é ler cada um dos sete livros ao longo deste ano de 2014 e vir comentar com vocês cada uma das histórias por aqui e também pelo canal. Estou bastante empolgada com essa leitura porque, além de diminuir a lista de livros para ler vou, finalmente, para Nárnia. Vou terminar este post convidando você, que também tem um exemplar de As Crônicas de Nárnia juntando pó na sua estante para participar do projeto, assim poderemos trocar experiências de leitura. O que acham? Ah, e claro que você que ainda não tem o exemplar na estante também pode participar! Vamos todos para Nárnia!


***
Atualizações do projeto

- O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (1950)
- O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (filme de 2005)
- Príncipe Caspian (1951)
- Príncipe Caspian (filme de 2008)
- A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952)
- A Viagem do Peregrino da Alvorada (filme de 2010)
- A Cadeira de Prata (1953)
- A Última Batalha (1956)

Nenhum comentário