Demorei, mas vim falar sobre O Chamado do Cuco, a minha última (e um tanto infeliz) leitura de 2013. Vamos lá, tentarei ser breve e ir direto ao ponto!
Quando soube que J.K. Rowling tinha publicado um livro sob o pseudônimo de Robert Galbraith, fiquem bem ansiosa e assim que vi a edição brasileira nas lojas, tive que comprar. Comecei a leitura no final de novembro, pausei e só retomei na última semana do ano.

Motivos da pausa: 1) narrativa lenta e 2) queria ler Divergente. Por ser um livro policial, imaginei que fosse adorar, já que gosto bastante desse tipo de leitura, já que também "participo" da investigação e fico criando teorias para solucionar o crime. Mas me enganei e não, não havia criado expectativas.

Em O Chamado do Cuco acompanhamos o detetive particular Cormoran Strike, um homem que lutou na guerra, perdeu parte da perna, enfrenta o fim de um relacionamento conturbado e não tem dinheiro para pagar suas contas e, muito menos, uma secretária. O cara está no fundo do poço e não tem perspectiva de um futuro melhor, já que não tem nenhum cliente. Também conhecemos Robin, a eficiente secretária temporária de Strike, que acabou de ficar noiva de seu namorado de longa data.

As coisas começam a melhorar na vida de Strike, quando John Bristow - um influente sócio de uma agência de advogados - aparece em seu escritório e pede a Strike que investigue a morte de sua irmã, Lula Landry, uma modelo muito famosa que morreu após cair da sacada do prédio em que morava. Na época da morte de Lula, todas as pistas levaram a polícia a concluir que se tratava de um caso de suicídio, mas Bristow tem motivos para acreditar que sua irmã foi assassinada. Convencido de que a polícia realizou uma investigação completa, Strike não acredita que possa haver um assassino à solta, mas, como precisa do dinheiro, resolve aceitar. E é claro que, conforme as investigações vão avançando, ele também passa a acreditar que Lula Landry foi vítima de assassinato.

Todo o enredo do livro me atraiu e, mesmo com a narrativa lentíssima, não me deixei abalar. Porém, ao perceber o rumo que a história tomaria comecei a ficar desconfiada de que não iria gostar do desfecho. E, infelizmente estava certa. Sinceramente, não gostei da solução. Na metade do livro, já sabia quem era o "culpado" e, mesmo assim, quis acreditar que estava errada. Mesmo com uma trama bem construída, foi impossível não me chatear com o final bastante previsível.

De uma maneira bem geral, achei O Chamado do Cuco bastante mediano; não é o melhor livro policial que já li, mas não chega a ser o pior. Tem uma trama envolvente, personagens cativantes e bem construídos - que são o ponto alto do livro - e uma narrativa bem escrita e desenvolvida. Mas ainda assim, não gostei. Claro que o problema pode estar comigo, já que tanta gente amou esse livro. Recomendo que, antes de decidir se quer ou não ler O Chamado do Cuco, procure outras resenhas. Indico a leitura para aqueles que, como eu, gostam da J.K. Rowling e de livros policiais; e tenham em mente que é um livro três estrelas, assim, a frustração não será tanta.

Título original: The Cuckoo's Calling
Autor: Robert Galbraith (pseudônimo de J.K. Rowling)
Editora: Rocco
Tradução: Ryta Vinagre
ISBN: 9788532528735
Minha avaliação: 3/5


12 Comentários

  1. Ótima resenha! Esse está na minha meta de leitura para esse ano. Foi bom ter seu ponto de vista. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari

      Espero que goste do livro, que ele te agrade mais do que a mim :)

      Abraços

      Excluir
  2. Nossa, estava muito ansiosa para ler esse livro, mas acabou minha ansiedade haha

    Beijos da Di.
    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, me desculpe :/

      O livro não é ruim, de verdade. É muito bem escrito e envolvente; a única coisa que me incomodou foi a solução no final :/

      Mas eu espero que quando você for ler, acabe gostando :)

      Beijos

      Excluir
  3. Adorei sua resenha, eu já estava começando a desconfiar que muita gente estava amando esse livro... dei uma lida dentro e meu detector apitou ( detecto quando percebo que um livro pode ser decepcionante ) Quando vi que você fez resenha, pensei ''Agora eu descubro a verdade'' hehe, sou meio exigente com livros policiais, se não for pelo menos 4 estrelas não me envolvo muito.

    Beijos :* http://garotaluz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi,

      Eu também achei estranho que todo mundo tava falando bem. Principalmente porque só o que eu lia e escutava era "ah, livro da JK Rowling! Muito bom!", mas não via ninguém falar sobre o desenvolvimento do livro como um romance policial, sabe? Os personagens são bem construídos? São. É bem escrito? É. E a investigação? Fica a desejar. Muita coisa fica estranha, sabe?

      Sou chata com essas coisas também ahaha. Fico feliz que tenha te ajudado de alguma forma :)

      Beijos

      Excluir
  4. Michas, ainda não li O Chamado do Cuco. Na verdade ainda nem comprei.
    Realmente quando soube que era um livro da JK fiquei curiosa demais para ler, mas depois de ler a sinopse e ver as resenhas, vi que não era uma leitura urgente.
    A Nic Bleidorn (conhece?) tá lendo e disse que está um martírio e estamos chegando a conclusão que a JK é uma escritora lenta desde A Ordem da Fênix... Não sei se concordo, porém estou esperando algo realmente BOM pós HP.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stela, se você não tem urgência para ler, não leia, sério. Deixe para outro momento. Leia outras coisas ahaha

      Sobre a JK ser uma autora lenta eu não concordo. Acho que ela é bem descritiva e às vezes isso contribui para a narrativa, como foi com Harry Potter e Morte Súbita (que eu gostei hehe). Mas em um livro policial não vi a necessidade, entende? Só não sei se ela escreveu dessa forma porque ela quis ou porque quis passar a impressão de ser outra pessoa...

      Enfim, não priorize a leitura ahaha

      Beijos

      Excluir
  5. Olá,

    Confesso que sempre tive um pé atrás em relação a esse livro, pois, apesar de ser fã de Harry Potter, não gostei de Morte Súbita, chegando à conclusão de que Rowling não é tão boa escritora assim, porém eu pensei que talvez eu pudesse perder uma ótima leitura, então decidi colocar O Chamado de Cuco na minha lista de desejados, porém sem dar gande importância a ele.

    Te indiquei para participar da TAG Literária Arco Íris, se estiver interessada em participar, confira as regras e o meu post.

    Marcelo
    1001 Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,

      Discordo de você. JK Rowling é uma boa autora sim. O que acontece é que muitas vezes não gostamos do tipo de livro que ela está escrevendo, que são muito bem escritos. No caso de O Chamado do Cuco, meu problema foi o desenvolvimento da investigação e a solução, que não consegui aceitar, sabe?

      Vou dar uma olhadinha na tag! Obrigada pela indicação :)

      Excluir
  6. Eu ainda não li, mas lerei esse ano ainda. Iniciei o primeiro capítulo e gostei, só parei porque emprestei para minha mãe ler haha
    Espero ter uma experiência melhor que vc, pena não ter gostado :(

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, fico muito feliz que esteja gostando da leitura! Sério :)

      Não se deixe levar pela minha opinião. Muita gente adorou, eu fui infeliz...hehe :)

      Boa leitura para você :)

      Beijos

      Excluir