Resolvi começar um Book Buying Ban. Isso mesmo, eu, Michelle, vou me proibir de comprar livros por um determinado período. Quem já leu este meu post no Literature-se sabe do meu atual desespero ao perceber a quantidade de livros comprados recentemente e não lidos que há na minha estante. Como já havia dito, não acho que exista problema algum em gastar dinheiro com livros; o meu problema é a falta de controle e o fato de que minhas compras não estão num ritmo proporcional ao ritmo de leitura. No momento, estimo que devo ter quase 80 (talvez mais, talvez menos...tenho medo de contar novamente!) livros não lidos em minha estante. Alguns estão lá há um mês, outros há um ano, outros não me lembro desde quando.

Me inspirei neste vídeo da Catriona, do Little Book Owl, e no projeto de ficar um ano sem comprar livros da Pam e, com a ajuda do boy, decidimos que tá na hora de um book buying ban. E agora, neste post, venho explicar mais ou menos como vai funcionar.

Me conhecendo, meu namorado sabe que eu ODEIO metas e ODEIO fazer coisas por obrigação, então, ele acha justo que o ban não dure até o fim do ano, por isso, ficou definido que vai ser até agosto. Se até lá eu achar que preciso continuar, ok, aviso vocês. Ele também acha que eu deveria me permitir comprar pelo menos um livro por mês - se eu realmente quiser, se o livro foi "válido" e se ele ficar convencido de que eu preciso do livro -, mas eu, sinceramente, acho que deveria ficar sem comprar nada. Veremos.

Já que meu problema principal não é comprar livros todo mês, mas comprar muitos livros todo mês, acho que a sugestão dele pode ajudar a tornar o processo menos "doloroso", rs. O que eu pretendo fazer é só me permitir comprar um livro se o dito cujo estiver na minha wishlist há pelo menos um ano, ou se for parte de uma coleção/série. Ah, e não será cumulativo, então, se em um mês eu não comprar nada, no próximo continuo tendo direito a apenas um livro. Vou tentar ler pelo menos três ou quatro livros (livros na estante; ebook não conta e muito menos livros emprestados) por mês antes de me decidir se vou poder me dar um livro novo.

Sendo assim, como vou fazer para reduzir o número de livros não lidos na minha estante? Simples, lendo. Com o meu projeto pessoal de ler um clássico por mês, vou reduzir uma boa quantidade, já que a maior parte dos livros que tenho aqui são clássicos. Outra opção é continuar a pedir a ajuda de vocês para reduzir a fila de livros com as votações e, claro, The Book Jar. Fiz a minha há meses e só usei UMA VEZ, minha gente!

O importante é que não pareça algo forçado e que eu não me cobre demais, entendem? É importante que eu compreenda que tenho muitos livros bons aqui em casa e que eles precisam (e merecem!) ser lidos. Por isso, não vou me cobrar e vou encarar tudo de forma positiva. No fim, terei lido bastante e ficado - quem sabe?- mais inteligente, rs. Claro que pretendo escrever aqui no blog um pouquinho sobre esta experiência e, claro, trocar ideias com vocês. Então, se alguém já tiver feito um book buying ban ou conhecer algumas técnicas para evitar a ~tentação~ sinta-se livre para compartilhar nos comentários, ok?


24 Comentários

  1. Conhecendo-me como me conheço nunca conseguiria cumprir um Book Buying Ban... Só se não pudesse mesmo gastar dinheiro com livros >.< E então ando a tentar reduzir o número de livros que compro por mês. Em vez de comprar 8, 9, 10 ou mais, vou tentar comprar 1, 2 :D Assim fico feliz na mesma hehe
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina, a ideia é justamente essa: comprar menos. Espero que depois do ban, consiga manter o ritmo de compras reduzido :)

      Obrigada e boa sorte para você também :)

      Excluir
  2. Um dos meus objectivos literários para 2014 era o de comprar menos livros e está a resultar:) Ainda só comprei 5 desde o início do ano. Basicamente não me impus nenhum limite máximo (porque iria stressar) mas, tal como tu, só posso comprar livros que estejam na minha wishlist há muito tempo. Evito ir a sites de venda de livros e quando sei de promoções em certos locais evito lá ir:P
    Espero que a tua Book Buying ban resulte:D Força e beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cataraina, espero que consiga me controlar! Não estou achando ruim essa ideia de book buying ban; tá certo que só estou vivendo essa situação há poucos dias, mas acho que vai dar tudo certo :)

      Estou conseguindo ler os livros que já tenho e que já queria ler há muito tempo :)

      Obrigada e beijos

      Excluir
  3. Oi Michas,

    Eu comecei a reduzir mesmo a minha compra de livros esse ano. Até agora comprei cinco somente. O ano passado (que foi o ano que conheci os canais literários) gastei o que podia e o que não podia com livros. Calculo que devo ter comprado mais de 100, acredita? E, como estou pretendo casar, preciso economizar para as devidas obrigações que um matrimônio exige. Logo, uni o útil ao agradável e estou economizando.
    Gostei muito da sua ideia e de colocar o boy no meio do jogo. Eles nos ajudam muito quando precisamos "nos controlar". Também vi o post do The Book Jar e amei demais! Acho que devo fazer um também. Caso chegue a publicar, pode ficar tranquila que darei os devidos créditos (e te avisarei!)
    Um super beijo!

    Marília
    www.paginaseletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marília

      Nossa, morro de medo de ficar completamente descontrolada e comprar um monte de livros que não conseguirei ler tão imediatamente. A ideia é que depois do ban eu consiga comprar menos livros por mês. Acho que vai dar certo :)

      Mas, veja pelo lado positivo, comprou mais de 100 livros no ano passado e agora tem um monte de coisa legal para ler, certo? Vai poder se divertir com boas leituras e ainda economizar para o casamento :)

      Ah, foi ótimo colocar o boy na brincadeira. Ele tem ajudado bastante :)

      Faça book jar sim! É ótimo :)

      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Mi!
    Acho válido segurar um pouco as compras, mas sem neurose excessiva. Eu estou nessas atualmente, pois tenho um número exorbitante de livros não lidos na estante (aliás, respondi uma tag sobre isso ontem). Claro que acabo comprando um livro ou outro, mas nada de promoções de 5 por 50 (que acabaram lotando minha estante).
    Beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô passando longe dessas promoções de 5 por 50! Excluo os emails do Submarino sem ler!

      Também acho muito válida essa ideia de segurar as compras de livros por um tempo, assim podemos ler o que já temos e que estamos com muita vontade de ler :)

      Vou ver a tag no seu blog :)

      Beijos e obrigada! Boa sorte para você também :)

      Excluir
  5. Queria ter essa determinação! Tenho muitos livros não lidos na estante e todo mês acabo comprando 2, 3 ou até 4 livros. Tudo bem que normalmente consigo ler mais do que compro (consigo ler até 10/mês) mas mesmo assim acabo acumulando muitos livros. Quem sabe eu consiga reduzir a meta de comprar apenas 1 livro por mês. Vai ser difícil, mas leitura não vai faltar né? rsrs

    Abraços e parabéns pela coragem e iniciativa!

    Allison Feitosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Allison

      Então, parece ser meio complicada essa coisa de book buying ban, mas, sério, não estou sofrendo muito ainda. Mas ok, só faz algumas semanas. Veremos mais pra frente, hehehe!

      É difícil mesmo se controlar nas compras, principalmente quando os preços estão tão bons. Mas assim consigo pelo menos ler o que já tenho aqui em casa e que eu quero muito ler. Espero que você também consiga se controlar :)

      Beijos e obrigada :)

      Excluir
  6. Bem, eu acho que isso também não funcionaria comigo :( não consigo estar proibida de comprar livros.. da-me ainda mais vontade de comprar hehehe É um vício :) mas eu tenho uma ideia de quanto posso gastar por mês e isso sim, já funciona comigo :) Pode haver um ou outro mês que não compre (o que é raro) e junto o valor para o mês seguinte... Mas força nisso, espero que consigas :) **
    maryredhair.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mary

      Obrigada! Espero que eu consiga me controlar nas compras pelos próximos meses :)

      O que mais me deixa frustrada é ver um monte de livro bom aqui em casa e eu não lendo e a pilha aumentando. Com essa book buying ban pelo menos vou conseguir dar conta do que já tenho :)

      Depois que passar essa fase, espero, pelo menos, aprender a comprar menos :)

      Excluir
  7. Oie, td bom?

    Super respeito sua decisão! Eu nunca tive nenhum controle dos livros que entram e livros lidos até esse ano. Esse ano coloquei numa TBR mesmo os livros que eu tenho, mas não li (foi um choque). Também, tenho anotado cada vez que compro um livro (também está sendo um choque). E concordo... entra mais do que "sai".

    Quando eu quero comprar menos livros, a única coisa que eu sei fazer e consigo (as vezes) é não entrar em livrarias/sebos/sites. E até que dá certo. O maior problema para mim são as tentações... se eu não vê-las... elas somem *.* haha

    Espero que dê tudo certo com a sua book buying ban!
    Beijos!
    http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa! Tudo bem sim e com você?

      É um choque quando percebemos a quantidade de livro esperando para ser lido, né? A gente perde a noção se não prestar atenção. Estou me controlando bastante. Vou ao shopping e não entro na livraria e quando entro - para ver DVDs, por exemplo - procuro o que eu quero e já vou embora. Não paro para ver lançamentos ou o que pode estar na promoção. E quanto às lojas online, não entro nos sites e deleto os emails antes de ler. Tem funcionado, mas faz apenas alguns dias. Espero que consiga manter o controle até agosto :)

      Beijos

      Excluir
  8. Olá, gosto muito do teu canal e é a primeira vez que comento no blog, hehehe.
    Estou fazendo essa mesma meta, e levando MUITO a sério, porque tenho mais de 60 livros não lidos na minha estante, e nesses dois primeiros meses eu comprei 8 livros, fora os que ganhei de natal e numa promoção. Não é brincadeira. Então resolvi fazer assim: só poderei comprar no máximo dois livros por mês. Se comprar um, melhor, e se não comprar nenhum ótimo (mas isso eu divido muito hahaha). Hã, não sei se é acumulativa ou não, talvez. Se for eu duvido que consiga comprar 4 livros no mês (esse ano a grana tá maias curta =p), então está sendo uma ótima solução pra mim.
    Mas sabe, eu compro livros, claro, porque amo livros, mas o meu desespero em no ano seguinte não ter livros para ler é enorme, e nem sei o motivo. Um pouco é por isso que compro tanto. Mas é bobagem, pois como tenho mais de 60 para ler e é quase certeza que só consigo ler uns 50 e poucos, vai sobrar livro pra mais de metro pro ano que vem! xD
    Acho que é questão de se organizar e medir as consequências de comprar demais. Chega uma hora que a gente tem que se controlar, porque não há dinheiro que chegue. E, concordo plenamente, não é errado comprar livros, mas se for de forma controlada é melhor pra gente e pro bolso (e sim, essa questão do dinheiro eu acho importante, porque você nunca vai saber quando precisa gastar em algo meio urgente, seja o que for). :)

    Tenho certeza que você vai conseguir cumprir essa meta e que vai se controlar mais.

    Bjins =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juli! Que bom te ver por aqui! Te acompanho pelo Twitter :)

      Nossa, adorei a sua forma de manter o controle das compras! Eu acho que não deveria comprar nada até agosto, mas meu namorado sugeriu que eu me permitisse apenas um livro por mês até lá. Sei lá, vou ver como as coisas vão. De repente, me controlo até agosto e aí, até o final do ano, compro apenas um livro por mês e só se for algo que realmente queira. Veremos; vou mantendo vocês atualizados :)

      O meu medo é eu querer um livro, não comprar e aí, nunca mais encontrar. Tenho essa paranoia de achar que tudo é edição limitada, sabe? É péssimo, porque às vezes o livro fica um tempão na estante...dá raiva até, haha.

      Mas vai dar tudo certo. Penso que, com menos gastos em livros, posso aprender a economizar e/ou investir em outras coisas que eu queira, né? Além de ler bastante, já que tem um monte de coisa aqui só esperando para ser lida :) Desse jeito, saio ganhando!

      Boa sorte para a gente!

      Beijos e volte sempre :)

      Excluir
  9. Pois é, eu estava nessa também de livros acumulados na estante, tudo por causa das promoções do submarino e dos canais literários (aliás sou muito grata a ambos por isso). A questão é que olhar os quase 40 livros não lidos todos os dias, estava me deixando muito aflita, até que decidi tomar essa decisão de não comprar mais livros, foi difícil no começo, mas depois que eu comecei a ler os que eu já tinha, descobri livros maravilhosos e ficava me perguntando por eu não li antes? Teve alguns que eu separei porque percebi que não conseguiria ler e troquei no sebo da minha cidade. hoje tenho apenas 7 livros para ler, e ainda não comprei livros novos vou terminar esses e ai sim fazer minhas comprinhas,mas dessa vez vou fazer uma compra bem pensada, sem compulsão. É difícil mas a sensação de dever cumprido depois é muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo :)

      Ah, que ótima a sua experiência. Espero fazer o mesmo, ou pelo menos algo parecido. Reduzir bastante os livros não lidos e quando voltar a comprar, pensar melhor no que vou adquirir. Mesmo que seja mais caro, quero investir em livros bons, clássicos, coisas que sei que vou realmente gostar. Melhor do que gastar pouco em 5, 6 livros que nem sei direito se serão do meu agrado e que só comprei por causa do preço, né? Preciso aprender a trocar também. Em sebos ou em sites, como o Skoob. Vou ver se me informo mais sobre isso :)

      Excluir
  10. Oie, Michas!
    Acompanho sempre teu blog e adoro, mas é a primeira vez que comento! ;)
    Gostei mto da premissa do Book Buying Ban e vou aderir com certeza! Havia prometido desde janeiro que não compraria mais livros e acabei escorregando feio: desde o início do ano, já comprei 14! -.- Tenho muita coisa pra ser lida e, embora eu AME livros e ame mais ainda uma promoção (o que tem acontecido com frequência, haha), vou tentar me controlar, não só pra eliminar pendências nas leituras, como pra economizar um pouco mais.
    Gostei tbm das regras que vc sugeriu. Pra quem é acostumado a sempre comprar livros, parar por um ano assim, do nada, pode ser um sofrimento e a pessoa com certeza vai pisar na bola durante o processo, a não ser que seja bastante controlada. Acho que a melhor alternativa é respeitar seu limite e não ficar se torturando por conta disso.
    Tbm vi sua postagem sobre a book jar e curti demais. Ideia super criativa que tbm pretendo aderir no meu dia a dia.
    Obrigada pelas ótimas inspirações e boa sorte com seu book buying ban! ;)
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andresa!

      Ah, que bom que comentou! Fico feliz que goste do blog :)

      Pensei que fosse sofrer muito com essa ideia de parar de comprar livros por um tempo, mas, mesmo estando nisso há algumas semanas, não acho que vá comprar nada no mês de abril! Estou conseguindo ler o que já tenho aqui e isso é ótimo :) Espero que as coisas continuem assim nos próximos meses :)

      A ideia de me permitir a compra de pelo menos um livro por mês é boa justamente por isso: não dá para parar de comprar do nada, né? É muito mais difícil manter o controle assim.

      A book jar ajuda bastante na hora de reduzir as leituras pendentes :)

      Que bom que consegui te inspirar com esses posts! Espero que consiga se controlar também! Boa sorte :)

      Beijos

      Excluir
  11. Oi Michas!

    Eu comecei a fazer um book buying ban bem sério! Eu resolvi que só posso ganhar livros, mas não posso comprar mais nenhum até ler pelo menos uns cinquenta livros que estão na fila há muito tempo. Eu quero saber como você está fazendo para evitar a tentação! por que eu estou passando longe de livrarias!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Michas!!!

    Eu estou em um book buying ban muito sério! Me proibi total de comprar livros e estou passando longe de livrarias! Como está indo seu ban? Como você está evitando a tentação?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Michas!! (acho que já comentei nesse post, mas vou comentar de novo, ok?)Obrigada pelas ideias de leituras dos seus posts e por esse post de book buying ban! Eu fiz um post há algumas semanas sobre isso no meu blog, mas quando vi que você tinha feito esse aqui, eu decidi reformular umas coisinhas e citei seu blog. Aqui vai o link do post para você ver os créditos, ok?! Beijos!

    http://monicaslittlecorneroftheworld.blogspot.com.br/2014/04/book-buying-ban-um-pesadelo-que-vira.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monica

      Tudo bem? Você já tinha comentado neste post sim, logo acima. Me desculpe pela demora em te responder. Ando atrasando muito nas respostas, as coisas estão meio corridas. Mas, antes tarde do que nunca, né? Então vamos lá!

      Respondendo a sua pergunta sobre como tenho sobrevivido à tentação de comprar livros: olha, tem sido bem tranquilo; já tenho muita coisa aqui em casa que eu quero ler, então, quase não tenho sentido a vontade de comprar livros novos. Mas, a regrinha de poder comprar um livro ao final de cada mês tem ajudado. Porque aí, não evito as livrarias (adoro ver os lançamentos!) e posso pensar bem durante um mês se vou ou não querer comprar um livro, pesquisar o preço, me informar melhor sobre a obra e por aí vai. Realmente, achei que seria bem pior, mas acho que estou indo bem. Os livros não lidos tem diminuído :)

      Vou dar uma olhada no seu post! Espero que você também esteja se saindo bem :)

      Mais pra frente pretendo fazer um post sobre como tem sido o book buying ban!

      Beijos

      Excluir