Sei que já disse que não gosto de metas e desafios literários e é verdade, não gosto mesmo. O maior problema que encontro nesse tipo de situação é constituído pelos prazos que transformam tudo em uma obrigação sem graça. Ainda assim, resolvi me colocar em mais um projeto - porque a palavra "desafio" deixa tudo muito tenso! - literário pessoal: ler todos os romances de Jane Austen.


Minha história com Jane Austen e como conheci o projeto

Meu primeiro contato com a autora ocorreu em 2007, quando li "Orgulho e Preconceito". Na época, estava no terceiro ano do ensino médio e só li o livro porque o mesmo havia sido adaptado para o cinema dois anos antes e trazia a Keira Knightley - uma das minhas atrizes preferidas naqueles tempos - no papel da protagonista. Gostei bastante da leitura e do filme, mas sinto que não devo ter aproveitado e compreendido tudo o que o romance tinha para me oferecer. Depois, já em 2010, me arrisquei com "Razão e Sensibilidade" mas, por motivos de faculdade que desconheço, desconfio que nunca tenha concluído a leitura. Por fim, em 2012, no meu último ano da faculdade, li "Persuasão" e foi aí que percebi que precisava ler tudo o que Jane Austen já escreveu.

Depois de muito enrolar e adiar, resolvi começar uma série de posts e vídeos no canal inspirados pelo projeto The Austen Adventures, que vi no canal da Ariel Bissett (para assistir ao vídeo em que ela fala sobre o projeto, clique aqui). O que pretendo fazer é ler (ou reler) todos os romances de Jane Austen em ordem cronológica e assistir aos filmes e/ou minisséries baseadas em suas obras e aí, fazer resenha aqui no blog e vídeos com comentários no canal. Como quero que essa seja uma experiência positiva, não vou me impor um prazo para concluí-la; ou seja, estamos falando de um projeto literário para a vida, ok? 

Também penso em fazer alguns outros posts além das resenhas, mas isso ainda é uma ideia em desenvolvimento, por isso, não vou me aprofundar muito.

|VÍDEO SOBRE O PROJETO|

Livros que li e adaptações que assisti

Conforme eu for lendo, vou editando este post, com os links para as resenhas, vídeos e eventuais posts relacionados ao assunto. 

Juvenília (obra que reúne os primeiros escritos de Jane Austen e de Charlotte Brontë)

A Abadia de Northanger 

Razão e Sensibilidade

Para encontrar todos os posts relacionados ao projeto, basta clicar no marcador "Jane Austen" na barra lateral.

Ah, e quem quiser participar, sinta-se à vontade. A ideia é ler cada um no seu tempo, conforme a sua vontade, então, nada de ficar se pressionando, ok? Boas leituras para todos!




6 Comentários

  1. Oi Michas! Ahhhhh eu adoro desafios, projetos e metas, hahaha.
    Adorei essa sua nova meta! Super apoio! Tenho todos da Austen e já li todos, mas na época da facul (acho que uns 2 anos atrás), inclusive meu TCC foi baseado em uma obra dela: Mansfield Park. Acho que também já assisti todos os filmes, hollywoodianos ou não HUAHUA. Mas estou no momento assistindo as minisséries (da BBC), já viu algum? São lindos! Comprei um box em um preço ótimo no Submarino, vale super a pena! O box é todo fofo, bem acabado e os dvds também. :)
    Boa sorte no projeto e espero ver alguns posts bem legais sobre os livros e filmes em breve! (sem pressão, hehe).
    Beijos! <3
    Ju
    www.nuvemliteraria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Que bom ver você por aqui :)
      Adoro os seus vídeos <3


      Também gosto de metas e desafios, desde que não tenham prazos.Acho que prazos deixam tudo muito desesperador, haha. Ah, cansei de ficar dizendo "ah, esse ano vou voltar a ler Jane Austen", tô nessa há uns dois anos já! Decidi começar logo! E reler os que li há mais tempo :)

      Dos filmes hollywoodianos só me lembro de ter assistido Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade (com a Kate Winslent super novinha!). Gostei dos dois :)
      Sei das minisséries da BBC sim. Ganhei de presente do meu namorado no meu aniversário :) O box é lindo mesmo, super bem trabalhado e cheio de detalhes. Assisti apenas Northanger Abbey; quero ir assistindo conforme for lendo :)

      Sério que seu TCC foi sobre Mansfield Park? Que legal! Deve ter sido bem gostoso de fazer, né? Tirando o estresse que é um TCC, claro! Hahaha

      Obrigada pelo incentivo!

      Beeeeijos

      Excluir
  2. Oi Michas! Tudo bem?
    Conheci o seu blog através da sua coluna no blog Literature-se, e já me apaixonei!
    Temos gostos bastante parecidos (discordo um pouquinho às vezes, mas é a vida, né?), além de eu também estar tentando incluir a leitura de alguns clássicos durante esse ano... Da Jane Austen li apenas Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade... Tenho Emma, mas meio que empaquei logo no começo, então preferi deixar para outro momento... Quem sabe não o pego de volta junto com esse projeto? :)
    Aproveito a deixa para te convidar a visitar meu blog, espero que consiga dar uma olhada...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani!

      Que legal que você me conheceu pelo Literature-se! E fico muito feliz que você tenha gostado do blog. Haha, entendo que tenhamos opiniões divergentes de vez em quando; é a graça da vida, né?

      Orgulho e Preconceito foi uma leitura muito boa e que lembro de ter gostado bastante; já de Razão e Sensibilidade, não tenho muitas recordações. Acho que foi porque não devo ter concluído a leitura e também porque estava na faculdade... Por isso, preciso ler de novo :)

      Tenho Emma também, mas sempre enrolo quando olho o tamanho do livro! Eu sei, é feio! Mas agora, com esse projeto, vou ter que ler! :)

      Vou visitar o seu blog sim :)

      Beijos

      Excluir
  3. Michas eu adorei esse projeto e achei muito legal você fazer. O legal é que é sem um tempo definido e dá para fazer as coisas com calma, ler com o cuidado que merece né?
    Eu tb queria fazer algo assim esse ano mas não sei se conseguirei :(
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Stela!

      Que bom que gostou do projeto! Então, o que me motiva a mantê-lo é justamente a falta de prazo. Quero ler todos os livros da Jane Austen, mas quero ler no meu tempo, quando estiver com vontade e sem pressão :)

      Faça também! Vai ser legal...e não tem prazo! É tipo...freeeeeee :)

      Beijos

      Excluir