Além de ler e assistir a filmes e seriados, uma das coisas que mais gosto de fazer é escutar música. Já faz algum tempo que venho ensaiando um retorno desse tema aqui no blog e comecei pelas mixtapes de todo mês. Ainda assim, como gosto de dar um enfoque maior para os livros por aqui, decidi inaugurar um novo tipo de post que relacionasse essas minhas duas paixões. 

Gosto de ler escutando música; não é sempre que funciona, mas quando dá certo, fico muito feliz. E quando a música combina com o livro, melhor ainda. Adoro escutar uma música e perceber que ela capta a essência ou a atmosfera de uma história e é sobre isso que vou falar nesses posts.
Para começar, escolhi o livro "As virgens suicidas", de Jeffrey Eugenides, e a música Teen Idle, do álbum Electra Heart, lançado em 2012 por Marina & The Diamonds. "As virgens suicidas" traz a história das cinco irmãs Lisbon, que vivem em um subúrbio americano dos anos 1970 e que resolvem se suicidar. O livro é narrado em pelos meninos que viviam na vizinhança das Lisbon e que, após muitos anos, ainda não conseguiram superar o ocorrido; por isso, resolvem recordar o período dos últimos meses de vida das meninas e tentar encontrar um motivo para a decisão delas. (Ficou curioso? Clique aqui para ler a resenha).

Por mais que a história pareça obscura e depressiva, não é isso que o leitor encontra. Jeffrey Eugenides faz tudo parecer muito leve e lúdico, ao mesmo tempo em que torna possível ao leitor sentir a angústia dos meninos e também querer descobrir as motivações para os suicídios das Lisbon. Teen Idle consegue captar tudo isso. A letra me fez pensar em Lux, a mais "rebelde" das Lisbon, e no quanto ela e suas irmãs eram cheias de vida e sonhos; e em como foram reprimidas e presas, impossibilitadas de viver e de serem adolescentes.

Versão ao vivo:


Versão de estúdio:


Um Comentário

  1. Adorei a ideia do post Michas :)
    Ainda não li sua resenha sobre o livro, mas achei que a história parece ser bem interessante. A música também é bem legal e deve combinar com o estilo do livro.
    Eu adoro ler ouvindo música, mas só quando estou num ônibus ou outro lugar onde tem muitas pessoas falando. rs
    Vou esperar mais indicações suas :) Beijos!

    ResponderExcluir