O Cavalo e seu Menino, de C.S. Lewis


A história em O Cavalo e seu Menino (1954) ocorre durante a chamada época de ouro de Nárnia, o período do reinado dos irmãos da história anterior: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia. O protagonista, Shasta, é um menino que vive na Calormânia, um dos reinos vizinhos de Nárnia, e, por ser órfão, foi criado por um pescador. No início, nada se sabe sobre o paradeiro de Shasta, a não se o fato de que ele foi encontrado por este pescador quando ainda era um bebê.

Um dia, um cavaleiro da Calormânia, chamado de tarcaã, chega à casa do pescador e oferece uma quantia generosa de dinheiro para que este lhe venda Shasta como um escravo. O pescador aceita e Shasta, horrorizado, resolve fugir e é aí que descobre que o cavalo do tarcaã, Bri, é um cavalo livre e falante de Nárnia que está determinado a voltar à sua terra. Os dois resolvem fugir juntos e, no caminho, encontram Aravis, uma tarcaína que também está fugindo para Nárnia na companhia de uma égua falante.


Em sua jornada, os protagonistas viverão muitas aventuras, conhecerão o rei Edmundo e a rainha Susana e o príncipe Corin da Arquelândia, além de passarem por muitas situações perigosas, envolvendo uma possível batalha e ataques de leões.

Até o momento, O Cavalo e seu Menino é a minha história preferida em As Crônicas de Nárnia. Não sei dizer por qual motivo, mas talvez seja por não ter obtido nenhum conhecimento prévio da história. Gostei muito do ritmo mais "aventuresco" da história, com partes de perseguição e mistério. Gostei também de ver o contraste entre Nárnia e a Calormânia, que é um lugar marcado por diferenças sociais e exploração. O vilão da história, o príncipe Rabadash, também é bem interessante, pois se aproxima mais da realidade. Não chega a ser maligno em sua essência, como Jadis, mas é tão horrível quanto por ser ignorante e ganancioso.

É interessante apontar para o fato de que, mesmo aparecendo na história, Edmundo e Susana são meras "participações especiais" e tudo fica por conta de Shasta, Aravis, Bri e Huin, que são os protagonistas e heróis da história. A próxima parada é Príncipe Caspian que, mesmo já conhecendo a história, tenho curiosidade de conhecer para encontrar as diferenças entre livro e filme.

Nenhum comentário