Aviso: esta é a resenha do segundo livro de uma trilogia e pode conter spoilers do primeiro livro. Clique aqui para ler a resenha de "A filha do louco".



Retomando a história apenas alguns meses após os acontecimentos de A filha do louco, Her Dark Curiosity (ainda sem título em português) mostra Juliet Moreau de volta à Londres e tentando superar tudo o que viveu na exótica ilha em que seu pai realizava experimentos científicos. Após enfrentar a prisão - resultado de seu último encontro com o repugnante professor da universidade em que trabalhava como faxineira -, Juliet encontra um benfeitor em um antigo amigo de seu pai e volta a fazer parte da elite londrina, participando de eventos como chás no fim da tarde e bailes.

Porém, nem de longe é possível dizer que sua vida se transformou em um conto de fadas. Mesmo cercada de luxo e riqueza, Juliet ainda luta contra a sua "doença"; o composto químico desenvolvido por seu pai para que sobrevivesse com um coração de animal não está mais funcionando. Portanto, é apenas uma questão de meses até que ela encontre o mesmo destino das criações do dr. Moreau. À procura de uma cura para o seu problema, e com o coração partido pela estranha despedida de Montgomery, Juliet começa a suspeitar de que tem alguma relação com uma série de assassinatos que atormentam Londres. Aparentemente, os crimes são cometidos pela mesma pessoa e todas as vítimas já lhe fizeram algum tipo de mal.

Enquanto luta pela própria sobrevivência, Juliet descobre que seu pai não era o único cientista sem escrúpulos. Novos e perigosos inimigos surgem, fantasmas do passado retornam e ela percebe que não poderá confiar em ninguém.


***

Primeiramente, preciso parabenizar Megan Shepherd que conseguiu me prender a cada palavra do livro, me tirando de uma ressaca literária monstruosa. Com os agradecimentos devidamente conferidos, preciso dizer que "Her Dark Curiosity" foi, para mim, uma experiência de leitura superior que a do primeiro livro. Não quis esperar a tradução e li o e-book em inglês; se puder, faça o mesmo e leia no original. Não que tenha achado a tradução ruim, mas realmente preferi em inglês.

Aqui, o diálogo ocorre com O médico e o monstro (também conhecido como O estranho caso do Dr. Jekyll e do Sr. Hyde), de Robert Louis Stevenson. Porém, ao contrário do que ocorreu com A filha do louco, Her Dark Curiosity não me pareceu uma recontagem de um livro clássico, mas sim uma história original que faz referência à uma obra clássica. É uma história completamente diferente e a principal semelhança que encontrei com o clássico foi a questão da dualidade que podemos encontrar no homem, ou melhor dizendo, em nós mesmos.

A narrativa, também feita em primeira pessoa por Juliet, flui bem e, felizmente, não é tão detalhada de forma a se tornar cansativa. Sinto que neste livro, a autora acertou a mão e manteve um bom ritmo. Em nenhum momento fiquei com a sensação de que a história estava parada e que nada iria acontecer; muito pelo contrário, a cada virada de página queria saber o que viria depois. Juliet também me agradou bem mais nesta sequência. Apesar de sua incoerência em alguns momentos do primeiro livro, a considero uma boa protagonista e neste segundo livro pude perceber que não estou enganada. Aqui, apesar de todo o drama que é a sua vida, ela se mostra menos confusa e/ou insegura e quando assim age, não é de forma completamente aleatória e incoerente.

Outro ponto bastante positivo é a atmosfera de mistério que predomina durante a leitura. A forma como os assassinatos em série são apresentados - em conversas no açougue ou em notícias de jornal - me fizeram pensar na possibilidade de que a autora tenha se inspirado na história/lenda de Jack, the Ripper, tão característica da Londres Vitoriana. Ainda que a identidade do serial killer seja revelada antes da metade do livro, reviravoltas acontecem e mais mistérios surgem, de forma que a leitura continua envolvente.

Assim como ocorreu com A filha do louco, Her Dark Curiosity termina com um cliffhanger e me deixou muito ansiosa pelo próximo livro, A Cold Legacy, que foi inspirado por Frankenstein e deve ser lançado no exterior em janeiro. Para concluir, gostei muito da leitura e recomendo bastante a sequência para quem já leu o primeiro livro. Aliás, recomendo a leitura da série para todos que gostam de YA, mas que estão sem paciência para o gênero.

Observação: No momento em que publico este texto ainda não tenho informações de quando será lançada a tradução em português, mas assim que souber de algo, aviso na fanpage e atualizo o post.

Título original: Her Dark Curiosity
Autora: Megan Shepherd
Editora: Harper Collins
ISBN: 9780062128072


24 Comentários

  1. Acabei de ler "A Filha do Louco" e foi um livro que me deixou de respiração presa o tempo todo! Não espera por aquele final, quer dizer, acho que sabia sim, que seria daquela forma! Mas agora estou completamente ansiosa por uma continuação, e me pergunto porque não sei a lingua inglesa!!! Já fiquei ainda mais ansiosa com essa sua resenha, e pensando no que irá acontecer!

    ResponderExcluir
  2. Luana,
    Gostei de "A filha do louco", mas achei a continuação ainda melhor. Acho que isso aconteceu porque, ao contrário do primeiro, este livro é meio que faz referência a O Médico e o Monstro, ao invés de recontar a história do clássico. E isso fez muita diferença para mim :)
    Infelizmente, ainda não temos nenhuma informação sobre quando a sequência chegará por aqui...

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelle, terminei de Ler " A filha do louco" estou completamente apaixonada! Se vc pudesse mandar para mim (em inglês mesmo) Her dark curiosity eu agradeceria.
    Amei a resenha!
    sabrinadeyse@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, amei a resenha! Terminei de ler o volume 1 esses dias, se vc puder mandar para mim ( pode ser em inglês mesmo) eu agradeceria muuuuito! Pq estou completamente apaixonada pela estória.
    Beiijos!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tem o segundo aqui no Brasil ne?! eu li só Afilha do louco e confesso que no inicio achei chato mas depois não consegui parar de ler. Você sabe quando her dark curiosity vai ser lançado no Brasil? agr me dá um spoiler eu não ligo pq to muito ansiosa, ela reencontra Montgomery? mds eu não aguento esperar!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aline
    Desculpe a demora em responder. Então, pelo que vi, o segundo livro ainda não foi lançado e não tem nada no site da editora. Uma pena...
    Haahaha, não liga mesmo? Ok! Ela reencontra ele sim :)

    ResponderExcluir
  7. Ganhei "A filha do Louco" da minha afilhada e depois da primeira página, não consegui parar de ler. Fiquei decepcionada com o final...sensação de vazio...até descobrir que se tratava de trilogia! Ufa...alívio. Vou ler o segundo em inglês pra acabar com a minha sofrência e conseguir esperar até o lançamento no Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Hahaha, imaginei o seu desespero com o final! E o que eu acho mais absurdo é que a editora que lançou o primeiro livro não lança as continuações. Também não aguentei e li em inglês. Preciso terminar a série agora :)

    ResponderExcluir
  9. Ana I. J. Mercury17 de julho de 2015 00:12

    Eu AMEEEEEI o primeirooo!!
    E agora to looouca para ler os outros dois volumes!!
    Terei que ler os e-books no original mesmo, pelo jeito, a Novo Conceito não lancaá a continuação :(
    Amei a resenha, parabéns! Me deixou mais curiosa ;)
    beijos,
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Fernanda crystinaaa20 de julho de 2015 02:26

    Ameii a Filha Do Louco!!!
    A Filha Do Louco é um daqueles livros que te prendem do começo ao fim
    Sempre adorei ficçao cientifica e romances
    E a Megan conseguiu unir eles juntos e ainda encluir misterio! Amei o livro,so o final deixou meio a desejar! Adorei o personagens principalmente montegomery 😏 a altora nao fez Juliet akela menina inocente q tds imaginam ela deu vida a personagem!
    Bom aki vai a minhas ultimas perguntas e quero muito saberr 🙏🙏🙏🙏 nao ligo pra spoiler!!!!!
    Juliet voltara a encontrar Montegomery?
    Eles ficaram juntos novamente ou o final dexara a desejar igual ao 1 livro da coleçao?
    Ultima pergunta:vc sabe quando sera lançado oi se ja foi aki no Brasil??
    Desculpe por tomar seu tempo com esse enorrme texto mas nao consigui me conter 😍
    Espero anciosamente sua resposta.

    ResponderExcluir
  11. Fernanda crystinaaa20 de julho de 2015 02:31

    Nn ligo pra spoiler pois estou desesperada para saber !!!!!
    Juliet voltara a encontrar Montegomery??
    Eles ficaram juntos novamente? Ou final sera como o do primeiro?
    O segundo livro da coleçao ja foi lançado no Brasil?
    Por favor preciso saber 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Oi, Fernanda


    Também gostei bastante da série! Preciso terminar :)
    Bom, já que você não liga para spoilers, vou tentar responder as suas perguntas, mas como faz quase um ano que li o segundo livro, tem algumas coisas meio esquecidas, hehe.
    Sim, Juliet encontra o Montgomery de novo. Há um conflito amoroso na história, meio que um triângulo. O final é meio que nem o do primeiro livro no sentido de que deixa um gancho.
    Não sei quando a Novo Conceito vai lançar a continuação. Da última vez que pesquisei no site, não tinha nada lá.


    Desculpe a demora em te responder :)


    Beijos e boas leituras para você também!


    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu já o li a um tempo o livro a Filha do louco. Foi amor a primeira vista. O final assim como todo o livro foi uma revira volta espetacular, mas que me gerou uma curiosidade muito grande então se souberem do lançamento em português do próximo me avisem.

    ResponderExcluir
  14. Oi :)
    Pois é, o primeiro livro traz muitas reviravoltas no final e deixa a gente com mais vontade de ler a continuação, né? Até agora não soube de nada a respeito da publicação por aqui :/

    ResponderExcluir
  15. Nossa que pena, estou muito curiosa para saber que reviravolta a autora trara no livro. Se souber de alguma novidade por gentileza me informar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. eu li "a filha do louco " em dois dias, chorei muitoooo e ainda choro com o final, não vejo a hora de sair o segundo, pois estou ansiosa!!! simplesmente perfeito!!! ameiii!!! Montgomery <3

    ResponderExcluir
  17. Oii Michelle.


    Eu também adoraria se vc me envia-se o segundo livro a tipologia em inglês mesmo!!!
    obrigada atenciosamente Ketyllin :)
    (email:ketysabrinha11@gmail.com)

    ResponderExcluir
  18. Luana Sencion Ferrizo27 de outubro de 2015 08:43

    Já li a A filha do Louco umas dez vezes e todas as vezes fico com a mesma curiosidade e com as mesmas ganas de chegar ao final! Toda semana vou na livraria e entro no site pra ver se saiu as continuações o rapaz da livraria nao suporta mais olhar na minha cara....

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Desculpe a demora em responder!
    Também li "A filha do louco" bem rapidinho. O mesmo aconteceu com Her Dark Curiosity! Uma pena que a editora está demorando para lançar a sequência, né? Espero que lancem logo!

    ResponderExcluir
  20. Acho uma falta de respeito com o leitor o que a editora tá fazendo. Só pelos comentários, vejo um monte de pessoas perguntando quando sai a continuação e nada de a editora se pronunciar. Espero que eles lancem logo, ou que outra editora compre os direitos e faça isso. Se eu souber de algo, aviso :)

    ResponderExcluir
  21. MEU DEUS!!!!!!!!!!!
    eu li a filha do louco umas 15 vezes pois e muito bom não tem como reclamar de um livro daqueles, só fiquei muito bravo porque pensei que ele ia ficar com ela no final, mas, pelo que estava vendo nos cometários os dois se encontra de novo quero ver como vai desenrolar essa historia

    ResponderExcluir
  22. Olá michele vc poderia me enviar em inglês mesmo o segundo livro? O primeiro não sai da cabeça. Segue meu email:lilianeeggert@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Olá Michelle. Já estamos em 2017, será que já foi lançado o segundo livro? Acabei de ler o primeiro e estou super empolgada para continuação...
    Enfim, aguardo ansiosamente!

    ResponderExcluir