Os Sinclair são uma família rica e tradicional dos Estados Unidos que todos os anos, durante o verão, se reúne em uma ilha particular, onde fingem não ver a decadência em que se encontram e passam a viver de aparências. Os adultos constantemente discutem sobre quem deverá herdar a fortuna da família e as crianças e adolescentes tentam se manter sempre afastados de tudo isso.

Cadence, seus primos Johnny e Mirren e seu amigo Gat - que formam um grupo chamado "Mentirosos" - sempre contam os meses até o verão, quando poderão finalmente se reencontrar e viver ótimas experiências na ilha. Cadence admira a visão de mundo de Gat e, aos poucos, conforme os anos se passam e os dois se tornam mais próximos, a amizade entre eles se transforma em um sentimento mais forte. 

Durante o verão de seus quinze anos, quando tudo parecia estar bem entre ela e Gat, Cadence sofre um acidente que resulta em amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Após dois anos de tratamento, sem manter contato com os amigos e a família, ela tenta entender o que aconteceu no verão dos quinze. Cansada do tratamento extremamente cuidadoso de sua mãe e de suas tias, Candence resolve retornar à ilha na esperança de que recupere a sua memória.

***


Já aviso: se você quer ler Mentirosos, quanto menos você souber sobre o livro, melhor. Digo isso porque quando iniciei a leitura não sabia de nada e isso contribuiu muito para que a minha experiência de leitura fosse positiva. Por isso, serei breve nos próximos comentários, ok? 

Não vou mentir, não tinha muito interesse em relação a esse livro. Primeiro porque ando sem muita vontade/paciência de ler romances contemporâneos voltados para o público jovem adulto. Segundo, porque o livro está fazendo muito sucesso lá fora, logo, expectativas muito altas começaram a surgir. E vocês sabem que expectativa alta sempre resulta em frustração. Pelo menos comigo.

Assim, já havia descartado a possibilidade de leitura quando, durante um evento da Companhia das Letras na Bienal, recebi uma cópia antecipada do livro. Como não tinha muitas páginas e a curiosidade acabou falando mais alto - oras, eu estava com o livro nas mãos! -, comecei a ler e não consegui largar até chegar ao fim.
A narrativa, feita em primeira pessoa pela protagonista, é fluida e envolvente. E. Lockhart criou uma atmosfera idílica e misteriosa que faz com que o leitor se sinta parte daquela história. Cadence, tentando recuperar as suas memórias, começa a escrever histórias sobre a sua família e sobre os acontecimentos de que se lembra como se fossem contos de fada; estes contos aparecem entre os capítulos e acho que contribuíram bastante para deixar a narrativa interessante. Gostei também da forma como os personagens foram construídos. Por apresentarem características bem definidas e claras, o leitor consegue compreender quem são e quais são as suas motivações. Em alguns momentos, de tão envolvida que estava, senti raiva de muitos deles.

Durante quase toda a leitura, fiquei me perguntando o porquê de o livro ser tão comentado. Até então, o livro, apesar de agradável, não tinha me mostrado nada de especial. Porém, ao chegar às páginas finais, fui pega de surpresa e compreendi o porquê do sucesso de Mentirosos. O enredo em si, não traz nada de tão inovador, porém acredito que a originalidade do livro está na forma como a autora conta a história. Em momento algum consegui antecipar o desfecho, que fiquei digerindo durante dias e me fez pensar em reler o livro daqui a um tempo.

Gostaria de poder comentar melhor as minhas impressões, mas, como comentei acima: quanto menos você souber da história, melhor. Meu conselho para quem quer ler Mentirosos é: evite ler sinopses muito explicativas, não crie expectativas e não tente adivinhar o desfecho. Deixe-se surpreender pela história. Leitura recomendada!


 

Título original:
We Were Liars
Autora: E. Lockhart
Tradução: Flávia Souto Maior
Editora: Seguinte
Páginas: 272
ISBN: 9788565765480


2 Comentários

  1. Adorei a resenha do livro! Admito que fiquei muito tentada a ver o vídeo do livro com spoiler... Mas consegui resistir! Isso só aumentou ainda mais a minha vontade e curiosidade pela leitura do livro!! :D

    É a primeira vez que comento, mas adoro o seu blog! Suas resenhas são otimas e só faz aumentar a minha lista de livros para ler... O que é muito bom!!

    Até a próxima!! :))
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hehe, ainda bem que conseguiu resistir à vontade de asisstir ao vídeo com spoiler! Comento todo o final e ia estragar a sua leitura, haha.


    Awwwn, obrigada pelo carinho! Fico muito feliz que você goste das minhas resenhas e se interesse pelos livros que eu recomendo :)

    Adorei a sua visita por aqui! \o/


    Até a próxima!
    Beijos

    ResponderExcluir