O presente do meu grande amor, de vários autores


Já que este livro não traz apenas contos de Natal, mas histórias que combinam com a "ideia geral" das festas de fim de ano, decidi que quero terminá-lo até o dia de Ano Novo. Então, conforme for lendo, escreverei aqui o meu parecer sobre cada um dos contos. Tudo de forma breve, claro.

1- "Meias-noites", de Rainbow Rowell
Uma história bonitinha, porém previsível do começo ao fim. Não achei uma maravilha, mas também não detestei. Mais ou menos o que aconteceu quando li "Eleanor & Park".

2- "A dama e a raposa", de Kelly Link
Um conto que começou bem, com um clima de mistério e até meio assustador. Mas o final me decepcionou bastante. Achei tudo meio apressado e mal explicado.

3- "Anjos na neve", de Matt de la Peña
O conto de que mais gostei até o momento. Ainda que melancólico, gostei do final meio aberto e sem conclusão. Os personagens são bem cativantes também. Não conhecia o autor, mas agora gostaria de ler mais de seu trabalho.

4- "Encontre-me na estrela do norte", de Jenny Han
Bonitinho e diferente. Gostei da ambientação e da personagem principal. Não amei, mas não detestei.

5- "É um milagre de Yule, Charlie Brown", de Stephanie Perkins
Acho que a história começou bem, porém, o final foi meio abrupto e mal elaborado. A impressão que passou foi a de que a autora queria terminar logo a história. Também não gostei muito do personagem masculino e de como a personagem feminina o enxerga. Lembrando que não suportei "Anna e o Beijo Francês" e que, provavelmente, jamais irei gostar 100% de algo que a autora escreva.

6 - "Papai Noel por um dia", de David Levithan
Tinha bastante curiosidade em relação a este conto porque queria conhecer algum trabalho do autor. Infelizmente, não fui surpreendida e nem achei o conto bem elaborado. Fiquei com a sensação de que tudo ficou meio superficial, sem muito aprofundamento. Ainda assim, a história tem momentos bonitinhos e que combinam com o espírito natalino. 


7 - "Krampuslauf", de Holly Black
Provavelmente o conto mais interessante de todo o livro (junto com o de Laini Taylor) e gostaria de tê-lo lido com mais atenção. Gostei do tom sombrio e misterioso. Nunca tinha ouvido falar - não que eu me lembre, pelo menos - de Krampus e das tradições relacionadas a essa criatura e ao Natal. 

8 - "O que diabo você fez, Sophie Roth?", de Gayle Forman
O que mais me agradou neste conto foi a narrativa fluida e divertida da autora, que não conhecia ainda. O enredo, ainda que pouco original, prende a atenção tanto pelos diálogos sarcásticos, quanto pelo carisma dos protagonistas. No entanto, senti falta de um maior desenvolvimento do personagem masculino. Também gostei de a festividade em questão ser o Chanucá, e não o Natal. Foi bom mudar um pouco. Quanto ao desfecho, ainda que satisfatório, achei um tanto apressado.

9 - "Baldes de cerveja e o menino Jesus", de Myra McEntire
Não gostei deste conto. Nada me agradou. Achei o protagonista irritante e os diálogos sem graça. Chato mesmo. 

10 - "Bem-vindo a Christmas, Califórnia", de Kiersten White
Bonitinho e engraçado. Apesar de previsível, acho que daria um bom filme de Natal. Gostei do fato de que, mesmo existindo um romance, o foco ser a relação entre mãe e filha. 

11- "Estrela de Belém", de Ally Carter
O conto começa muito bem, de forma intrigante. Porém, mais uma vez, achei o final abrupto e sem muitas explicações. Foi tudo meio do nada, de forma que fiquei com a sensação de que algo ficou faltando. No entanto, o final traz uma mensagem bonita e que combina com o clima das festas de fim de ano.

12 - "A garota que despertou o sonhador", de Laini Taylor
Meu conto favorito no livro, ainda que tenha pouco a ver com a proposta de histórias natalinas ou de fim de ano. Gostei do clima de contos de fada e do mistério acerca do Sonhador. Com certeza vou procurar outros trabalhos da autora. Se alguém quiser ler apenas um conto do livro, recomendaria este. 

De uma forma geral, o livro é mediano. É complicado avaliar livros de contos, principalmente se este tiver vários autores, visto que algumas histórias e estilos podem agradar o leitor, enquanto outros podem decepcionar. Não sei se releria o livro todo, mas com certeza leria novamente os meus preferidos.

Publicado também no Goodreads.

Nenhum comentário