"Cartas do Papai Noel", publicado pela editora Martins Fontes, reúne cartas que J.R.R. Tolkien escreveu para seus filhos entre os anos de 1920 e 1943 como se fosse o bom velhinho. Em cada carta, Papai Noel conta as aventuras que viveu no Polo Norte ao longo do último ano e como estão os preparativos para o próximo Natal. O Urso Polar do Norte, o principal ajudante do Papai Noel, também faz algumas participações nas cartas ou em bilhetes que escreve especialmente para as crianças. Além das cartas, Tolkien também teve o cuidado de anexar ilustrações que representassem as situações narradas por Papai Noel e seus amigos.

No vídeo abaixo vocês podem encontrar as minhas impressões dessa leitura agradável e bastante recomendada para o período de natal. E, logo na sequência, algumas fotos que tirei da edição impecável lançada pela Martins Fontes.


***


Além das cartas escritas por Tolkien, a edição traz uma introdução contextualizando as mesmas. Também é possível encontrar notas do tradutor, explicando algumas ocasiões mencionadas nas cartas, assim como a tradução das legendas encontradas nas ilustrações. O papel, apesar de branco, é de ótima qualidade, com um brilho que deixa as cores das ilustrações muito vivas.

Título original: Letters From Father Christmas
Autor: J.R.R. Tolkien
Tradução: Ronald Eduard Kyrmse
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 168
ISBN: 9788578276331


2 Comentários

  1. Oi Michas, tudo bem?
    Gostei bastante da proposta diferente que esse livro tem, principalmente por nos contar por cartas um pouco sobre o papai noel...
    Adorei as ilustrações, acho que deram um brilho a mais na edição. :)
    Beijos, boas leituras e boas festas também! Feliz Natal! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Patrícia
    Tudo bem sim e com você?
    A ideia do livro é linda! É impressionante perceber o cuidado que o Tolkien teve quando resolveu escrever essas cartas; tudo pensado para alimentar a imaginação das crianças. Lindo mesmo.
    Beijos, boas leituras e feliz ano novo! :)

    ResponderExcluir