httpstatic.tumblr.comcdd9b1b23186d07b46477abc776053010galfeiyCHmyr62wtumblr_static_books.png

Nunca gostei de estabelecer metas literárias, mas, ainda assim, aqui estou mais uma vez me contradizendo. Meu principal problema com elas é que quando as crio estou super empolgada para cumpri-las, porém a empolgação desaparece depois que as torno públicas. Não sei bem o motivo para isso acontecer; deve ser mais um dos grandes mistérios da vida.

Mas, como ia dizendo, mesmo com o fato de que desanimo das minhas metas antes mesmo de chegar na metade do ano, resolvi estabelecê-las. No entanto, em 2015 farei as coisas de forma um pouco diferente. Não quero pensar em livros específicos, mas em objetivos; e pretendo manter o foco nestes. Analisando as minhas leituras nos últimos três anos, percebo que não estou inteiramente satisfeita com elas. Não que só tenha lido coisas ruins, mas sinto que poderia ter feito escolhas bem melhores. Assim, penso que este ano quero ser mais criteriosa com as minhas escolhas, afinal de contas, não estou ficando cada dia mais jovem e não vou viver para sempre; logo, é melhor priorizar aquilo de que tenho quase 100% de certeza de que será incrível. Aliás, acho que esta é a palavra que gostaria que definisse as minhas leituras ao longo no ano. Sem mais delongas, vamos às metas!

Ler mais clássicos
Na verdade, esta é uma meta eterna. Não sinto que li poucos clássicos em 2014 e se puder ler a mesma quantidade este ano, me dou por satisfeita. A ideia é continuar a buscar aqueles livros que marcaram época e gerações, afinal, clássicos tem uma razão para serem chamados assim, certo? O que farei de diferente este ano é não me impor o desafio de ler um clássico por mês; gostaria de lê-los quando bem entender.

Ler mais autores nacionais
Outra meta que venho me impondo ultimamente e falhando miseravelmente em cumprir. No ano passado, li apenas DOIS autores nacionais e prefiro nem comentar como foi em 2013. Em 2015, quero diversificar as coisas e acabar com alguns preconceitos cultivados nos anos de colégio. Não importa se é um autor clássico ou contemporâneo, a ideia é conhecer e descobrir se gosto ou não.

Ler mais livros escritos por mulheres
Ok, não acho que tenha lido poucas autoras mulheres no ano passado. O problema é que sinto que todas as que conheci estão dentro dos gêneros infantojuvenil ou policial. Claro que há exceções, como a Jane Austen, por exemplo. Mas a ideia para este ano é diversificar, procurar autoras contemporâneas e de gêneros com os quais não tenho tanta afinidade assim.

Ler mais quadrinhos/mangás
Aqui poderia tirar o "mais" e deixar apenas como "ler quadrinhos/mangás". Simplesmente não sinto vontade de ler este tipo de texto, mas sinto que estou perdendo bastante em não tentar conhecer mais. Já tenho algumas graphic novels aqui em casa, então não vejo motivo para não dá-las uma chance.

Ler contos
Sempre fico com a sensação de que os contos terminam muito cedo e me incomodo com a mudança de um conto para outro em um livro. A impressão que fica é que logo que começo a me acostumar com tudo, a história acaba. Acho que não consigo ler um livro de contos como se estivesse lendo um romance, mas a ideia é intercalar os contos com as minhas outras leituras. Dessa forma, acho que posso descobrir novos autores e estilos.

Ler mais ficção científica
Adoro ficção científica, mas acho que isso se deve aos filmes do gênero que já assisti e não aos livros. E, mais uma vez, sinto que estou perdendo muito por não tentar conhecer melhor este tipo de obra. Como estou falando de um gênero bastante abrangente, gostaria de tentar experimentar um pouco de tudo na esperança de descobrir novas preferências.

Usar TBR Jar
Faz dois anos que criei um TBR Jar e nem sequer me dei o trabalho de usá-lo de forma decente. Então pensei que uma forma divertida de movimentar a estante em 2015 seria participar direito da brincadeira. Como não quero nada muito específico planejado, não garanto um prazo para sortear os livros ou um número x por mês. Mas vou tentar usar com frequência. Ah, só coloquei no jar os livros que quero muito ler no momento.

Usar mais o Kobo
Quando comprei o meu Kobo Glo em abril de 2013, foi amor à primeira lida. Usei bastante nos meses que se seguiram, porém, em 2014 o pobrezinho ficou abandonado. Este ano quero usá-lo mais, principalmente para a leitura de obras em domínio público e/ou em inglês.

***

Como disse em alguns vídeos, nos últimos meses adquiri tantos livros que me interessam que penso em priorizar aquilo que já está na minha estante e, consequentemente, evitar a compra de novos exemplares. Não vou me impor um book buying ban (porque, obviamente, não sirvo para essas coisas), mas quero me controlar e comprar menos

Mencionei acima que quero ser mais criteriosa com as minhas leituras e acho que pesquisar bastante sobre um livro antes de decidir se irei lê-lo pode ser de grande ajuda e é o que pretendo fazer. É importante manter em mente também aquela ideia de que qualidade é sempre melhor que quantidade. Logo, prefiro ler apenas 10 livros muito bons a ler 40 medianos e, mais uma vez, volto a dizer que a melhor maneira de evitar as decepções é pesquisando. No ano passado li 50 livros, número maior que o de 2013, mas acho que é exagero dizer que metade me agradou completamente. Este ano, me impus como meta ler 30 e que sejam todos excelentes.

No que diz respeito à minha organização com as minhas leituras, só penso em uma coisa: evitar a leitura de mais de um livro ao mesmo tempo. O ano mal começou e eu já trollei essa meta, ainda assim, não quero ler mais de dois livros ao mesmo tempo e quando o fizer, espero que sejam leituras distintas (um romance e uma biografia ou um romance e uma coletânea de contos, por exemplo).

Por fim, pensei em cinco autores que quero/preciso conhecer este ano: Dostoiévski, Gabriel Garcia Márquez, Charles Dickens, Virginia Woolf e Érico Veríssimo. Dois deles estão nas indicações da Mell; e, claro, também quero ver se consigo ler todos os livros que ela me indicou.

Ufa! Agora sim terminei este post gigantesco com as minhas metas literárias não tão específicas para 2015. Também quero dar continuidade a alguns projetos e iniciar outros, mas falamos sobre isso em um outro post, ok?

Agora vou ficando por aqui! Um feliz 2015 para todos e que este seja um ano repleto de leituras incríveis!

E aí, quais são as suas metas literárias para este ano? Me contem nos comentários, vou adorar saber!


19 Comentários

  1. Concordo com suas metas Michas. Realmente preciso conhecer mais autores clássicos e alguns contemporâneos.
    Sucesso =D.


    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quando resolvo ler mais de um livro ao mesmo tempo, faço com que o "segundo" seja um livro de contos ou poesia, ai leio um conto/poesia quando acordo e outro antes de dormir. Assim não confundo as duas leituras e deixo as coisas mais leves para os horários que mais preciso. Espero que cumpra suas metas não específicas hehe.
    Um grande beijo


    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Minhas metas literárias para esse ano são: ler escritores diferentes, já que ultimamente só tenho lido Tolkien; ler os que ainda não foram lidos e que estão na minha estante há um tempão; ler um livro por semana e, por fim, ler as leituras obrigatórias para os vestibulares. Fiquei com vontade de conhecer um pouco mais sobre Dostoiévski também! Gostei das suas metas. ♥
    Beijos,
    Nalu
    http://coisasafiins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei as suas metas, vou escrever um post sobre as minhas metas, quer ver?

    http://thaustrange.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Primeiro: o novo visual do blog ficou uma graça!
    Segundo: também desanimo com minhas metas. Tenho um monte de livros na fila de espera, e sempre acaba surgindo um que pula na frente de todos os outros (principalmente quando é alguma coisa da faculdade!). Quadrinhos e mangás também rendem boas leituras!
    Sobre livros nacionais, contos e escritos por mulheres: hum... mais pra frente podemos conversar sobre uma parceria literária? ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Michas! Tudo bom?
    Também sinto que devo ler mais clássicos, inclusive coloquei alguns na minha meta de leitura para 2015. E o meu amor por ficção científica também se deve mais a filmes do que a livros, por isso que já comprei alguns e baixei outros desse gênero para o meu kindle. Fora isso, estou fazendo um desafio com um amigo meu (que participa do blog junto comigo) de ler livros que tenham sido adaptados para o cinema, eu fiquei com a parte dos livros e ele com a dos filmes.


    Boa sorte nas suas metas e até mais,
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Micha!
    Minha meta de leitura do ano é ler 24 livros e reler livros amados. Vou fazer o terceiro ano, não sei se terei tempo para isso, mas quero ler coisas que me façam sentir bem. Tô cansada de ler livro chato, sinceramente... Gostei das suas metas :D Tomara que eu tenha tempo de ler mais clássicos futuramente.


    Clara
    clarabeastrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Michas. Também não sou muito boa com metas e concordo com você, parece que quando a tornamos pública a vontade de ler diminui. Já fiz minhas metas para 2015 e espero que consiga ler a maioria do que me propus. Gostei do jeito que você organizou as suas metas para 2015, com certeza dessa forma vai ser muito mais fácil de cumprí-las. Boa sorte e Feliz Ano Novo :)
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  9. Isabela Carapinheiro13 de janeiro de 2015 09:45

    Tenho pavor de metas D:

    Criei uma promoção para comemorar o dia do Fotógrafo e aniversário de São Paulo. Vem conhecer :3
    http://abelanaoafera.blogspot.com.br/2014/12/promocao-dia-do-fotografo-e-aniversario.html

    xoxo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Junior
    Não sinto que tenha lido poucos clássicos na vida, mas com certeza há muitos que preciso ler. E nem falo dos nacionais porque é uma vergonha, hahaha.
    Sucesso para você também!

    ResponderExcluir
  11. Lary,
    Isso que você faz ao ler dois livros ao mesmo tempo é uma boa ideia. Fiz isso nas últimas semanas e não tenho tido problemas. Espero que consiga me manter assim até o fim do ano, hehe.
    Também espero que consiga cumprir as minhas metas não tão específicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ana Luiz
    Gostei das suas metas! Ler o que já está nas nossas estantes é uma das minhas preferidas e que pretendo levar bastante a sério este ano :)
    Boa sorte para a gente! E boas leituras para você :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Claro! O que você pretende ler este ano?

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lê
    Que bom que você gostou da nova cara do blog :)
    Pois é, não dou certo com metas, por isso que resolvi fazer algo mis abrangente este ano. Espero que consiga levar a sério o desafio, hehe :)
    E nem me fale em livros furando a fila, haha! É bem complicado evitar que isso aconteça, né?
    Parceria literária? Como assim?
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi! Tudo bem sim e com você?
    Acho que sempre coloco como meta ler mais clássicos, mesmo quando li alguns no ano anterior, haha. Quero muito ler ficção científica este ano. Como normalmente gosto de filmes do tipo, só consigo imaginar que vá gostar bastante de ler os livros. Que legal esse desafio de ler livros que foram adaptados para os filmes! Espero que dê certo e que você consiga cumprir as sua metas :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Clara
    Te entendo! O terceiro ano é bem puxado e traz bastante responsabilidade; nessas horas o melhor é ler apenas aquilo que nos interessa, né? Afinal, de pressão já basta o vestibular :)
    Adoro a ideia e fazer releituras, porém, este ano não penso em fazer alguma. Tenho tanta coisa em casa para ler que vou priorizar novas leituras.
    Também tô bem cansada de livros chatos, haha. E por isso espero que 2015 só me traga leituras boas hahaha!
    Boa sorte com as suas metas e boas leituras!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nathália
    Meta são sempre complicadas para mim, principalmente depois de torna-las públicas. Parece que simplesmente perco a vontade e ler...
    Acho que a forma como as organizei para este ano vai deixar tudo mais leve e tranquilo para mim. Espero que consiga cumprir tudo :)
    E digo o mesmo para você!
    Boa sorte e boas leituras!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. É, metas são complicadas mesmo...

    ResponderExcluir
  19. Por enquanto não tenho os detalhes de minha nova aventura literária, mas logo logo anuncio no Facebook! ;)

    ResponderExcluir