Há mais de um ano resolvi iniciar por aqui um projeto chamado The Austen Adventures, que propõe que a gente leia todas as obras de Jane Austen e, se possível, assista algumas de suas adaptações para o cinema e/ou a televisão. Como muitos dos projetos que a gente começa na empolgação, este ficou um pouco abandonado; porém, como tenho como meta a leitura de toda a obra de Jane Austen, resolvi trazê-lo de volta das cinzas e apresentá-lo lá no canal também.


Aproveito este momento para fazer uma correção. Inicialmente, a minha intenção era realizar a leitura em ordem cronológica, porém, percebi que me enganei e comecei o projeto pelo livro errado, "A Abadia de Northanger", quando deveria ter iniciado com "Razão e Sensibilidade". Ao que tudo indica, mesmo que "A Abadia de Northanger" tenha sido publicado de forma póstuma, a história é um dos primeiros escritos de Austen. Ainda assim, "Elinor & Marianne" - o primeiro título de "Razão e Sensibilidade" - consta como o início da carreira da autora. Penso que a confusão não irá atrapalhar o projeto, pois "A Abadia de Northanger" é considerado por muitos - por mim também, inclusive - como um livro diferente da autora.
Abaixo você pode conferir a ordem cronológica em que os livros de Jane Austen foram escritos (ignorando as datas de publicação e levando em consideração a ordem em que ela começou a escrever):

Juvenília 
Razão e Sensibilidade
Orgulho e Preconceito
A Abadia de Northanger (foi publicado após a morte de Jane)
The Watsons e Lady Susan (o primeiro ficou inacabado; ambos foram publicados postumamente)
Mansfield Park
Emma
Persuasão
- Para mais informações sobre a cronologia, clique aqui.

Acessando a primeira postagem do blog sobre o projeto, é possível encontrar a lista de obras já assistidas, lidas e resenhadas. De acordo com a cronologia, a próxima leitura (no caso, uma releitura) que realizarei é "Orgulho e Preconceito"; isso deve acontecer no início do ano que vem. Avisarei a todos pelas redes sociais. E para quem gosta de me acompanhar pelo YouTube, já aviso que em algumas horas o vídeo sobre "Razão e Sensibilidade" já estará disponível; então corra e se inscreva para não perder. ;)



2 Comentários

  1. Pois é, da Jane eu li Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Persuasão. Meu próximo na meta é Emma, e depois A Abadia de Northanger e Mansfield Park. O meu favorito, sem sombra de dúvidas e com mil pontos à frente dos outros, é Orgulho e Preconceito. E é, inclusive, meu segundo livro favorito, só perdendo de Nárnia. Gosto muito da autora e quero ler todas as suas obras publicadas <3 Gosto muito dessa edição da Martin Claret, mas ainda vou decidir quais vou comprar pra minha coleção. Porque quero muito ter todos os livros da autora na minha estante.


    Clara
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Clara
    Jane Austen é uma autora maravilhosa, né? Com certeza está entre as minhas preferidas :)
    Orgulho e Preconceito está entre os meus livros preferidos da vida; li quando era mais nova e estou louca pare reler para ver se essa impressão será mantida. Será a minha próxima leitura para o projeto! No momento, o meu preferido é Persuasão :)
    Também quero ter todos os livros da autora na minha estante. E também algumas biografias, ou livros sobre ela!
    Beijos

    ResponderExcluir