Winter is here, eles dizem. Pois é, winter is here, indeed. Sinceramente, nem me sinto muito no direito de reclamar do clima, visto que 1) estamos no inverno e 2) mesmo assim, só agora ele resolveu se manifestar, depois semanas com temperaturas amenas e dias ensolarados. Contudo, a situação mudou drasticamente nos últimos sete dias e atingiu um patamar tão absurdo de desumano que a minha única reação é dizer que não aguento mais sentir frio. Não há roupa que me aqueça, nem café-chá-chocolate quente capaz de tornar a existência mais viável. E nem me deixem começar a falar das dores. Aaaaaaaah, as dores musculares. Sem condições, meus caros. SEM. CONDIÇÕES.

Porém, como pessoa adepta das good vibes que sou, procuro - na medida do possível - enxergar o lado positivo das coisas. Não posso dizer que sou sempre bem sucedida no que me proponho, mas o importante é tentar. Hoje, por exemplo, tive a companhia de músicas que dificilmente consigo escutar em outras épocas do ano, quando as únicas roupas possíveis são vestidinhos esvoaçantes e brusinhas de manga curta. Tenho para mim que algumas experiências musicais necessitam de uma ambientação adequada para que possam ser aproveitadas de forma completa. Então, a moral da história é que no inverno a gente pode escutar umas músicas melancólicas-porém-muito-bonitas e se sentir bem por causa disso. Foi mais ou menos isso que fiz hoje e agora venho compartilhar com vocês a trilha sonora da minha tarde. 

Senhoras e senhores, ATENÇÃO! O post de hoje é uma playlist!

Há um ano comecei uma seleção com as minhas músicas preferidas para escutar em dias frios e joguei tudo em uma playlist no Spotify, jurando que organizaria eventualmente. Só que o inverno foi e voltou antes que eu tivesse feito algo a respeito. Vejam bem, eu não sou uma pessoa que costuma escutar muitas playlists - como sabemos, prefiro escutar disquinhos - e, justamente por isso, quando me disponho a montar uma, o faço por meio de um processo que acho que só faz sentido dentro da minha cabeça. Se eu fosse tentar explicar, diria que o resultado tem que ser sonoramente coeso. Para quem?, vocês podem estar se perguntando. Para mim.  Assim, fiquei realmente incomodada quando, algumas horas atrás, fui escutar as músicas da ~quase playlist~ e descobri que não havia coesão nenhuma ali. Além do fato de que tinha tanta música, que demoraria dias para dar conta de escutar tudo.

Daí, resolvi começar tudo de novo. Adicionei o cover  que o Peter Hollens (adoro o canal dele no YouTube! Acompanhem, pfvr) fez para The Sound of Silence e deixei que a ~vibe~ me guiasse durante o processo de criação da playlist. O resultado é uma coleção de músicas que refletem um pouco do meu gosto musical, que apesar de passar longe do eclético, é um pouco variado. Temos canções clássicas, um pouco desses folk-bostaiada-indie-tudo-igual que a gente ama, trilha sonora, alguma coisa de pop e, claro, aquele quê de creiço que jamais me negaria a compartilhar. 

Ao todo, são 31 faixas, somando 1h56, que me fazem sentir frio e, ao mesmo tempo, me ajudam a lidar com ele. Nem todas estão relacionadas ao clima, mas não ligo muito porque o que importa é que elas soam como inverno para mim. Algumas são bem geladas e chuvosas, outras são como um ventinho nas bochechas e nos cabelos, e tem também aquelas que evocam aquela preguicinha gostosa de manhãs de fim de semana, nas quais só consigo pensar em dormir. Aliás, foi com esse tipo de manhã em mente que criei a lista e, por isso, a chamei de Cold and Frosty Morning. Acho válido mencionar que, apesar da referência, nenhuma música do Oasis foi contemplada pela playlist. Não ia ficar muito ~harmônico~. Não se pode ter tudo. A conclusão veio com Here Comes the Sun, a princípio, pela sonoridade; e depois, porque achei poético o contraste com a faixa de abertura. A gente começa com hello, darkness my old friend e termina com here comes the sun, it's all right. Porque é preciso acreditar que o sol voltará a brilhar. Funciona como um abraço quentinho e familiar ao final de um dia puxado. ♥
the sound of silence . mykonos . follow suit . full moon . welcome home, son . the cave . the age of worry . fare thee well (dink's song) . meet me in the hallway . waves . the funeral . need the sun to break . let it go . idaho . stealing cars . the hanging tree . safe & sound . i see fire . heartbeats . the only boy awake . about the rain . let her go . simple man . see you again . society . cemeteries of london . the rains of castamere .  little lion man . snow . begin again . here comes the sun

(clique aqui para escutar)



Um Comentário

  1. AMEI A PLAYLIST, JÁ TÔ SEGUINDO! Mas preciso te indicar uma outra versão de Sound of Silence (e juro que não é a versão do Leonardo). Já ouviu com Disturbed? É viciante e incrível, ouve por favor! Bjs, amore.

    ResponderExcluir