A volta do blog: um diário de leitura e planos para 2018

um diário de leitura

Voltei com o blog. Mas se você leu o título do post, já sabia. Pois bem, o ano virou e chegou a hora de colocar em prática uma ideia que me ocorreu há alguns meses, pouco antes de eu decidir parar de fazer vídeos para o YouTube. Mas vamos com calma, porque isso aqui é um recomeço e como ocorre com todo início, algumas formalidades precisam ser cumpridas. É o caso da apresentação, claro. Então, caso você seja novo por aqui, vamos começar de novo.

Olá, meu nome é Michelle, mas pode me chamar de Michas. Há cinco anos, recém-formada na faculdade de Jornalismo e meio sem saber o que estava fazendo com a minha vida, decidi criar um canal no YouTube para conversar sobre livros. Na época, eu tinha um blog pessoal e a ideia era que o canal viesse como um complemento; porém, com o passar do tempo, comecei a focar mais na minha vida literária e, eventualmente, decidi unir as duas coisas - blog e canal - sob o nome Michas Reads.

Contudo, por questões externas, que envolvem fatores que pouco têm a ver com a minha vida literária, comecei a ler menos e, consequentemente, a produzir menos conteúdo. E o resultado foi um misto de ressaca literária e desmotivação que me levou ao fechamento do blog e, posteriormente, do canal. Não vou mentir, quando virei a página deste capítulo, acreditei que havia chegado ao final do livro; mas como a vida dá voltas e pode sempre nos surpreender, em meados de novembro percebi que ainda restavam algumas páginas e resolvi voltar com o canal. E se já estava voltando com os vídeos, por que não voltar com os posts também? Foi aí que tomei a decisão de colocar em prática a tal da ideia que me ocorreu e que eu mencionei no primeiro parágrafo. No caso, a de reativar o blog, porém com algumas modificações sutis e que, provavelmente, só irão fazer sentido para mim. Resumindo: vai ser como em 2014/2015, blog, canal e perfil no Instagram serão o meu diário de leitura e a maneira como irei conduzir tudo isso ainda está em construção. A ideia é registrar a minha vida literária e compartilhar as minhas aventuras com quem estiver interessado em acompanhar e, claro, trocar ideias sobre leituras.



***

Metas para o blog e o canal em 2018


Organização do arquivo
Com a decisão de reativar o Michas Reads, percebi que precisava colocar ordem nas coisas. Sabe quando a gente vai receber visita e faz faxina e deixa a casa arrumada? É justamente o que estou fazendo desde novembro; aos poucos, estou analisando tudo o que já produzi e decidindo o que fica e o que vai embora. Essa é a razão para tantos vídeos e posts estarem ocultos, mas com sorte, consigo deixar tudo arrumado até o fim do ano. Tenho DOZE meses para fazer isso.

Produzir com regularidade
Ainda não posso garantir que vou conseguir estabelecer uma programação, com dia e horário exatos para os vídeos e os posts, mas não quero deixar as coisas sem atualizações por um período muito longo. A ideia é conseguir produzir pelo menos uma vez por semana e vou me esforçar de verdade para conseguir.

Projetos literários
Quero trazer os projetos literários iniciados no YouTube para o blog, assim como atualizar o andamento dos mesmos - que agora se transformaram em projetos sem prazo para conclusão. Ou seja, são para a vida.

Repensar as resenhas
As resenhas sempre foram o tipo de conteúdo mais trabalhoso para mim e como, no momento, a minha intenção é retomar o ritmo e voltar a fazer vídeos e posts, não quero que a coisa toda se torne um fardo. Então, ainda que eu queira registrar as minhas impressões de leitura, penso que vou reformular a maneira como o faço. Não digo que abandonarei as resenhas, mas é possível que elas só aconteçam em alguns casos.

Me organizar melhor
Apenas porque nenhum dos itens anteriores poderá funcionar se eu não me organizar. 😉

***


That's all folks! Um brinde aos novos começos e um Feliz Ano Novo para vocês, amigos dos livros! Que 2018 seja um ano topíssimo e cheio de excelentes leituras para todos nós.

6 comentários

  1. Bem vinda de volta, Michas *-* torço para que consiga cumprir suas metas do blog!

    Com amor, <3 bruna-morgan.blogspot.com <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Desculpe a demora em responder :)
      Muito obrigada pela visita e pelo incentivo!

      Beijos

      Excluir
  2. Que bom que voltou!!! Confesso que eu ainda não me acostumei com o Youtube e vejo poucos videos lá... Adoro o formato de blog mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camyli
      Eu adoro o YouTube, mas confesso que ultimamente tenho tido fases. Apesar de achar o formato de vídeo mais dinâmico, hoje prefiro ler posts de blog e, de certa forma, é o que prefiro fazer também. Mas como também não consigo parar com os vídeos, decidi manter as duas coisas, haha. Cada uma com seu ritmo, claro.

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Me desculpe pela demora em responder.

      Beijos

      Excluir
  3. Ótima volta, Michas.
    Estarei acompanhando.
    Bjão
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeniffer!
      Obrigada pela visita e pelo incentivo!
      (E desculpa a enorme demora para responder!!!)
      Beijos

      Excluir