Leia Mulheres: atualização do projeto + próximas leituras

Lembram que em 2015 eu decidi iniciar o projeto Leia Mulheres por aqui? Na época, além de um post no blog explicando como tudo iria funcionar e meus motivos para querer participar, cheguei a fazer um vídeo mostrando todos os livros que já tinha na estante e que seriam contemplados durante os próximos dias, meses, anos. De lá pra cá, muita coisa mudou: o nome do blog, a desativação do mesmo e do canal, o retorno de ambos e, claro as mudanças internas e, talvez?, externas desta leitora que vos escreve. Não vou mentir, depois do fim daquele ano, meio que parei de me dedicar ao projeto; pelo menos de forma mais direta, já que li sim livros escritos por mulheres nos últimos dois anos. E mesmo que a quantidade não pareça muito grande, considerando que li pouco de maneira geral e que mais da metade dos títulos são de autoria de mulheres, não posso deixar de considerar o feito um ponto positivo.


Mas como dizia, quando comecei a fazer o projeto, montei uma lista com os livros que eu já tinha e que iria priorizar a leitura naquele período. A intenção era fazer uma atualização da lista depois de um ano, riscando o que já havia sido lido e adicionando novos títulos. Estamos em 2018 e 1) só agora a atualização está sendo feita e 2) não só não respeitei a lista, como também perdi o interesse imediato em quase todos aqueles livros, que continuam esperando na estante. Contudo, ainda assim, venho aqui anunciar que, apesar de nunca ter desistido do projeto e que o mesmo tenha acontecido nos últimos anos de forma mais discreta, nos próximos meses quero me empenhar mais. Para isso, a primeira decisão que tomei foi a de fazer um reboot, ou seja, a lista inicial foi descartada e uma nova será apresentada. Minha intenção é contemplar os novos títulos até março de 2019, quando farei uma atualização. Antes de partir para a lista nova, aqui estão os livros que li desde que iniciei o projeto:

2015

Objetos Cortantes (Gillian Flynn)
Razão e Sensibilidade (Jane Austen)
Sejamos todos feministas (Chimamanda Ngozi Adichie)
Americanah (Chimamanda Ngozi Adichie)
Assassinato no campo de golfe (Agatha Christie)
O sol é para todos (Harper Lee)
Por lugares incríveis (Jennifer Niven)
A Noiva Fantasma (Yansze Choo)
O homem do terno marrom (Agatha Christie)

2016

Miniaturista (Jessie Burton)
A Sereia (Kiera Cass)
Os bons segredos (Sarah Dessen)
Temporada de acidentes (Moïra Fowley-Doyle)
A Cold Legacy (Megan Shepherd)
Fangirl (Rainbow Rowell)
A arte de pedir (Amanda Palmer)
Como ser mulher (Caitlin Moran)
Distância de resgate (Samanta Shweblin)
Em algum lugar nas estrelas (Clare Vanderpool)
Agnes Grey (Anne Brontë)
Tá todo mundo mal (Jout Jout)
A Rebelde do Deserto (Alwyn Hamilton)
The Kiss of Deception (Mary E. Pearson)
The Heart of Betrayal (Mary E. Pearson)
Confissões do crematório (Caitlin Doughty)

2017

Postcards From the Edge (Carrie Fisher)
Juntando os pedaços (Jennifer Niven)
Pequenas grandes mentiras (Liane Moriarty)
Lea Michele - Diário de uma estrela em ascensão
Para educar crianças feministas (Chimamanda Ngozi Adichie)
A Traidora do Trono (Alwyn Hamilton)
O misterioso caso de Styles (Agatha Christie)
A Corrida de Escorpião (Maggie Stiefvater)
Os Garotos Corvos (Maggie Stiefvater)
O papel de parede amarelo (Charlotte Perkins Gilman)

***

Próximas leituras:

Para esta segunda etapa de Leia Mulheres, escolhi tanto livros que despertaram o meu interesse recentemente, quanto livros que já quero ler há algum tempo e que, por motivo que desconheço, ainda não o fiz. Assim, cheguei à uma lista com doze livros que, em sua maioria, já estão nas minhas estantes física e digital (tentei não repetir livros que já estejam nas listas de leituras de outros projetos): 

Hibisco Roxo (Chimamanda Ngozi Adichie)
A Redoma de Vidro (Sylvia Plath)
Ciranda de Pedra (Lygia Fagundes Telles)
A terra inteira e o céu infinito (Ruth Ozeki)
Do que é feita uma garota (Caitlin Moran)
A cor púrpura (Alice Walker)
As águas-vivas não sabem de si (Aline Valek)
O Conto da Aia (Margaret Atwood)
A (R)Evolução das Mulheres (Mindy McGinnis)
The Hate U Give (Angie Thomas)
Olhos D'Água (Conceição Evaristo)*

* ainda não tenho, mas pretendo comprar/pegar emprestado/pedir de presente/etc.

A ideia é começar por aqueles que já tenho e depois, aos poucos, adquirir os que ainda não tenho. Conforme for lendo, farei resenhas por aqui e as "engavetarei" no marcador "Leia Mulheres", que pode ser encontrado na barra lateral. Por fim, mas não menos importante, quero ressaltar que este projeto de leitura - assim como todos os outros aos quais me disponho participar - não tem um prazo de conclusão, pois é algo para a vida. Quero sim focar nas doze leituras que selecionei, mas se não conseguir ou acabar as substituindo por outras, tudo bem. O importante é prestigiar o trabalho de mulheres escritoras, me divertir e aprender muito durante o processo. Tudo isso sempre com bom senso e paciência, respeitando os meus momentos como leitora. 😄 E, claro, novamente, estendo o convite à todos os que quiserem participar. Basta escolherem autoras que querem conhecer, ler seus livros e depois compartilhar o que acharam pela internet!


2 comentários

  1. Maravilhosa essa sua listinha. Vou levando ótimas referências e nomes novos para a minha lista de leituras futuras. Um beijo e boa sorte com o projeto! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Que bom que gostou da lista e fico feliz que adicionou alguns nomes à sua :)
      Obrigada pelo incentivo!
      Beijos e boas leituras para você :)

      Excluir