CONTO: Dia de folga, de John Boyne


Em Dia de Folga: um conto de Natal, John Boyne conta a história de Hawke, um jovem soldado inglês que passa a véspera de natal em uma das trincheiras da Primeira Guerra Mundial.

É um conto bem curto e, claro, triste. No meio da melancolia e da inércia do "dia de folga", Hawke relembra os natais de sua infância com sua família e pensa em como estariam os preparativos para a ceia daquele ano. Nessa situação, ele também se questiona sobre a possibilidade de fugir dali e se tornar um desertor. 

Como disse, é um conto curto, mas carregado de intensidade. O autor conseguiu, em poucas páginas, me transportar não apenas para outra época, mas também para um dos mais medonhos cenários do século XX. Não é exatamente o tipo de história em que pensamos quando buscamos algo natalino para ler, mas gostei de encontrar um pouco da realidade que muitos soldados viveram e, em alguns lugares, ainda vivem. Todo o espírito do natal é permeado pela ideia de paz, confraternização e amor, porém a leitura do conto chama atenção para um outro lado. Nessa época de fim de ano, é importante também nos lembrarmos daqueles que não poderão estar com seus familiares e amigos.

Leitura recomendada! O e-book de Dia de folga está disponível de forma gratuita na Amazon. Se você não tem Kindle, dá para ler pelo app.


Nenhum comentário